segunda, 24 de fevereiro de 2025
Euro 6.0327 Dólar 5.7357

CARNAVAL PODE TER UMA PRÉVIA DA DISPUTA ENTRE JERÔNIMO RODRIGUES E ACM NETO PELO GOVERNO DA BAHIA

Redação - 24/02/2025 08:30 - Atualizado 24/02/2025

Já é carnaval, cidade, mas a política não para. E, mesmo dizendo que não, os políticos estarão nas ruas das cidades baianas fazendo política e se apresentando ao eleitor.

Tudo indica que o carnaval será  a largada da corrida eleitoral para o governo da Bahia em 2026, pois tanto o governador Jerônimo Rodrigues quanto o ex-prefeito ACM Neto vão aproveitar a festa para conquistar o eleitor. É da natureza da política que assim seja.

O Carnaval, especialmente em Salvador e nas grandes cidades, é uma caixa de ressonância e uma oportunidade para que os candidatos se apresentem, dando declarações e destacando o que fizeram para beneficiar o eleitor e o folião.

Assim, muito provavelmente, o prefeito Bruno Reis, vai aproveitar todos os microfones e câmeras de televisão para mostrar seu trabalho na organização do carnaval e na viabilização das atrações para o folião. Mas, inevitavelmente, vai aproveitar a festa para levantar a bola para o candidato de seu partido, o União Brasil, e aliado de primeira hora, ACM Neto.

É certo também que o governador Jerônimo Rodrigues comece, igualmente, a mostrar a importância da ação governamental na organização do carnaval de Salvador, inclusive com a garantia da segurança pública, a ação na área de saúde e as atrações que viabilizou para esquentar a festa do folião. É provável também, que, juntamente com os líderes da sua base aliada, Jaques Wagner, Rui Costa e Otto Alencar, comece a dar declarações sobre o trabalho que seu governo vem realizando no Estado, para mostrar ao eleitor porque pleiteia a reeleição.

Isso vai acontecer e é do jogo da política. Não se sabe, no entanto, qual a intensidade desse debate político e se ele vai extrapolar os festejos. Tudo indica, no entanto, que o carnaval dará a largada da disputa política entre a coligação capitaneada pelo União Brasil e aquela liderada pelo Partido dos Trabalhadores e as declarações dos envolvidos devem transcender o escopo da festa.

Um exemplo disso foram as declarações do Prefeito de Salvador, Bruno Reis, que, neste domingo (23), em pleno Furdunço disse, em coletiva de imprensa, que o governador Jerônimo Rodrigues é culpado pelo alto valor do transporte público na capital baiana. E, completamente fora do contexto carnavalesco, teceu críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT), a quem responsabilizou pelas altas no ICMS nos últimos anos e disse que o governador deveria isentar o transporte público do ICMS, como fazem outros estados.

Ora, ao que parece, o Furdunço não foi apenas uma prévia do Carnaval, foi também uma prévia da disputa pelo governo do Estado que só vai acontecer em 2026. E fatalmente, o governador Jerônimo Rodrigues e outros líderes da base aliada do governo do governo vão dançar conforme a música e já a partir desta semana devem entrar no bloco do embate político.

Em outras palavras, por mais que o carnaval seja uma festa da alegria e da confraternização, as eleições de 2026 estão muito próximas e inevitavelmente a política também terá de desfilar. (EP-24/02/2025)

 

PS: Esta coluna voltará a ser publicada em 10/03/2025

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.