O Governo da Bahia anunciou, nesta sexta-feira (21), a desapropriação de 8,8 mil m² de terras na região da Baixa do Fiscal, no Subúrbio de Salvador, para dar início às obras de macrodrenagem do Canal Calçada/Alagados III, parte do projeto de implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
De acordo com o documento oficial, a desapropriação ocorrerá no trecho compreendido entre a Avenida Afrânio Peixoto, o Canal da Suburbana, a Subestação da Coelba e a Rua Voluntários da Pátria.
O decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) autoriza a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) a conduzir os processos relacionados à desapropriação.
Os primeiros trens do VLT estão previstos para chegar a Salvador em dezembro deste ano. A expectativa foi compartilhada pelo governador Jerônimo Rodrigues na noite desta quinta-feira (20), durante coletiva.
Governador explicou que, após a chegada dos trens, serão realizados testes dinâmicos nos trilhos do modal, situado no bairro da Calçada.
“A CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) tem o prazo para entregar o primeiro trem ainda em dezembro. Não vou prometer que chegue antes porque eu vi que é muito trabalho. Lá, fazem os testes estáticos, com o trem parado. Aqui, nós fazemos os testes dinâmicos. Então, vai rodar”, afirmou o governador.
Inicialmente, os testes serão realizados com os trens vazios. A previsão é que, entre junho e julho de 2026, o modal comece a operar para a população. Jerônimo também ressaltou que o sistema contará com um trem exclusivo para marisqueiras e que também atenderá ambulantes.
O governador ainda informou que os valores das tarifas não foram definidos e que o VLT será integrado ao metrô e aos ônibus em determinados trechos.
O projeto contará com três trechos principais: o primeiro entre a Calçada e a Ilha de São João, o segundo entre Paripe e Águas Claras, e o terceiro entre Águas Claras e Piatã.
*Com informações do portal A Tarde
Foto: Divulgação / Skyrail Bahia