quinta, 20 de fevereiro de 2025
Euro 5.989 Dólar 5.7214

BAHIA INVESTIRÁ VALOR RECORDE EM SEGURANÇA NO CARNAVAL

Victoria Isabel - 18/02/2025 19:00 - Atualizado 18/02/2025

O Governo do Estado por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou o planejamento para a Operação Carnaval 2025, nesta terça-feira (18), durante coletiva de imprensa realizada no auditório do Centro de Cultura Cristã da Bahia, localizado no bairro do Costa Azul. O vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia 2025, Geraldo Júnior, o secretário da SSP, Marcelo Werner e diversas autoridades do setor de segurança estiveram presentes ao evento, aberto pelo grupo de teatro da Polícia Militar da Bahia (PMBA).

A expectativa é de que o Carnaval de 2025 seja um dos maiores e mais seguros da história da Bahia, com ações articuladas entre diversas forças de segurança para garantir a tranquilidade dos foliões e a ordem pública durante as festividades. A Operação do carnaval 2025 será marcada por investimento de cerca de R$ 99 milhões em efetivo e recursos tecnológicos, além de viaturas e aeronaves, para garantir a tranquilidade de baianos e turistas durante os dias de folia.

O evento vai contar com a atuação integrada de 37 mil policiais e bombeiros, distribuídos nos três principais circuitos da folia, em 12 bairros da capital, e em outras 113 cidades baianas. O efetivo estará distribuído entre 29 mil PMs, 3 mil Policiais Civis, mais de 3 mil bombeiros, 555 peritos técnicos e 1,500 servidores.

Tecnologia
A festa contará com 1,5 mil câmeras inteligentes, com sistemas de reconhecimento facial e de placas de veículos, em locais estratégicos para monitorar os circuitos, acessos e áreas ao redor da festa. Além disso, duas Plataformas Elevadas de Observação estarão posicionadas em pontos-chave. Para facilitar a coordenação das patrulhas e realocação de equipes, será utilizada uma tecnologia de contagem de público. O folião também contará com 99 Portais de Abordagem onde equipes da Polícia Militar estarão equipadas com detectores de metais, com o objetivo de evitar o ingresso de pessoas armadas ou com objetos que possam representar risco aos foliões. O efetivo também contará com 1,4 mil Terminais de Comunicação Móveis para maior eficiência nas operações.

CICC e PIPREVs
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estará em operação durante a festa, reunindo órgãos estaduais, federais, municipais e empresas privadas essenciais para a segurança e serviços. Equipes da Polícia Militar, Civil, Técnica, do Corpo de Bombeiros Militar estarão no local, além das superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), Inteligência (SI), Ação Policial Integrada (Siap), Telecomunicações (Stelecom), de Prevenção à Violência (Sprev), Ouvidoria, Coordenação de Obras e Infraestrutura da Rede Física e Comunicação.

Também estarão trabalhando em conjunto órgãos convidados, como Marinha, Exército, Força Aérea, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, além das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), de Turismo (Setur), de Saúde (Sesab), de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Embasa, Detran, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Guarda Municipal, Samu, empresas de telefonia e mobilidade urbana, completam o time.

Outras duas unidades móveis do CICC atuarão no carnaval de Barreiras, no Oeste baiano, e em Porto Seguro, no Extremo Sul. O Disque Denúncia funcionará no recebimento de informações sobre crimes, auxiliando no trabalho policial. E os foliões também poderão participar de pesquisas realizadas pelas equipes da Ouvidoria da SSP. Já nos principais circuitos da festa, a Sprev, disponibilizará os Postos Integrados de Prevenção à Violência (PIPREVs) com o apoio de profissionais da SSP, Sepromi, Seades, SJDH e Defensoria Pública. As ações incluem o acolhimento de vítimas, o encaminhamento para serviços especializados, além da distribuição de materiais informativos para promover a cultura da paz.

Operações antecipadas
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica realizarão vistorias em trios elétricos, mini trios e camarotes para assegurar o cumprimento das normas de segurança e a prevenção de acidentes. A SSP também implementa operações antecipadas com equipes bilíngues das polícias Civil e Militar, visando acolher foliões de diferentes nacionalidades. Entre essas operações estão a Operação Navio, iniciada em outubro do ano passado, a Operação Abadá, para garantir a segurança na venda e distribuição de fantasias, e o reforço da segurança no Aeroporto Internacional de Salvador, principal ponto de chegada dos turistas estrangeiros.

DPT
Esse ano, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) contará com um posto a mais durante o Carnaval de Salvador 2025, ampliando ainda mais a presença e a capacidade de atendimento. Além dos postos tradicionais, como na Avenida Milton Santos (Ondina), no Centro de Esportes da UFBA (Ondina), na Praça da Piedade (Centro), na Avenida Alfred Magalhães (Barra), no Palácio da Aclamação (Passeio Público) e na Av. Sabino Silva, proporcionando maior cobertura e segurança para o público. Entre os serviços prestados, estão vistorias em trios elétricos, exames de constatação de drogas, primeiro atendimento em locais de crime, confirmação de identificação civil, identificação criminal de custodiados e perícias de lesões corporais tanto em vítimas quanto em custodiados.

Para o Carnaval de 2025, o DPT também implementará novos serviços, reforçando ainda mais a segurança e o suporte à população. Entre as novidades, estão a identificação biométrica em unidades de saúde e de crianças desacompanhadas, medidas que visam facilitar o processo de localização e segurança. O DPT também realizará a confirmação de alertas do Sistema de Reconhecimento Facial e emitirá carteiras de identidade para catadores, em parceria com a SSP e a SETRE. Além disso, o departamento ampliará os serviços de perícia, com a inclusão de perícias odonto-legais e pericialização de crimes sexuais. Para garantir um atendimento mais ágil e eficiente, será ampliado o horário de funcionamento dos postos, proporcionando maior cobertura e apoio durante toda a festa.

Polícia Penal
Durante o Carnaval de 2025, a Polícia Penal desempenhará um papel fundamental no fortalecimento da segurança, com ações operacionais e estratégicas que garantem a ordem e a tranquilidade durante o evento. Entre as ações operacionais, a corporação será responsável pela escolta e custódia nos circuitos do carnaval, assegurando que os custodiados sejam acompanhados de forma segura. Reforços de segurança prisional serão realizados com operações de revistas no Complexo da Mata Escura e na Região Metropolitana de Salvador (RMS), além do atendimento especializado no Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada (APEC).

No âmbito das ações estratégicas, a Polícia Penal contará com equipes de inteligência, em colaboração com a SSP, para monitorar as movimentações no evento e garantir uma resposta rápida a qualquer incidente. Também será realizada a monitoração de pessoas que utilizam tornozeleiras eletrônicas nos circuitos do carnaval, visando controlar e prevenir situações de risco. Essas medidas visam aumentar a eficácia das operações e garantir um ambiente mais seguro e controlado para todos durante a festividade.

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), José Castro, os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronéis Paulo Coutinho e Adson Marchesini, respectivamente, além da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.