A Petrobras lançou uma nova licitação pública e internacional para adquirir oito navios gaseiros como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Frota. O plano inclui cinco navios pressurizados para transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e três semirrefrigerados, aptos a transportar tanto GLP quanto amônia.
A concorrência será dividida em dois lotes, um para cada tipo de embarcação, e um mesmo estaleiro ou consórcio não poderá participar de ambos simultaneamente.
De acordo com a estatal, os navios pressurizados terão capacidade para transportar de sete a 14 milhões de litros, enquanto os semirrefrigerados poderão levar até 10 milhões de litros.
Com essa ampliação, a frota de gaseiros da Transpetro, subsidiária da Petrobras, aumentará de seis para 14 embarcações, elevando a capacidade de transporte de 36 milhões para até 108 milhões de litros.
Além disso, a Petrobras destacou que os novos gaseiros serão até 20% mais eficientes no consumo de combustível e aptos a operar em portos eletrificados. A modernização da frota deve reduzir em até 30% as emissões de gases de efeito estufa, conforme informado pela estatal.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil