Um dos grandes alicerces da economia do carnaval começou a divulgar seus números. A ocupação de hotéis e pousadas na região da Barra, local onde ocorre a festa, chegou aos 100%, segundo pesquisa feita pelo Jornal Correio. Os números oficiais de ocupação hoteleira para a festa em toda Bahia devem ser divulgados nos próximos dias. A expectativa é que Salvador chegue aos 95% de ocupação, segundo previsão da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Bahia (ABIH-BA).
O diretor de Relações Institucionais (ABIH-BA), Thiago Sena, afirmou, em entrevista ao Correio, que a demanda por hospedagem ainda vai aumentar na região da Barra. “Os hotéis dentro do circuito Barra-Ondina sempre trabalharam com 100% de ocupação ou muito próximo a isso”, contou. Ele lembrou que alguns hotéis ainda têm vagas, mas as buscas nos dias que antecedem a festa devem se intensificar. “Esperamos por um aumento nas buscas nesses últimos dias que antecedem a festa, para que a rede hoteleira possa alcançar uma taxa de ocupação superior a 95% dentro do circuito Barra-Ondina, com picos de demanda nos dias mais buscados durante a festa, especialmente o sábado e o domingo”, falou.
O grande desafio que o setor enfrenta no momento, apontou Sena, é a grande quantidade de imóveis residenciais voltados para locação. “Isso tem sido um desafio para a rede hoteleira, não apenas no carnaval, mas em todo o ano, já que legislação atual não garante condições de isonomia entre a locação de imóveis e o setor hoteleiro”, avaliou.
E se a procura é maior que a oferta, o preço tende a ficar mais salgado. Mas, o diretor de Relações Institucionais da ABIH-BA informou que a entidade não notou reajuste expressivo comparado ao ano passado. “Acreditamos que esse percentual seja apenas um pouco superior à inflação no período, devendo ficar abaixo de 10%”, acrescentou.
Thiago Sena ainda destacou que a semana do Carnaval é a de maior receita para o setor, superior a outros períodos festivos como o Réveillon. “E é extremamente importante para a rede hoteleira da cidade, já que existem diversos meses em que os hotéis trabalham com muita ociosidade e vacância. Para muitos o Carnaval representa também uma oportunidade financeira de compensar os longos períodos de baixa demanda e faturamento no restante do ano”, completou.
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