quinta, 03 de abril de 2025
Euro 6.37349 Dólar 5.7477

REDE PÚBLICA ESTADUAL RETORNA ATIVIDADES HOJE EM TODA BAHIA

João Paulo - 10/02/2025 07:00 - Atualizado 10/02/2025

Cerca de 700 mil alunos e 35 mil professores retornam hoje suas atividades na rede pública de ensino em toda Bahia. A grande novidade da vez é a proibição da utilização dos celulares em sala de aula. Tema que vem sendo muito debatido entre as classes. A realização da Prova Brasil – avaliação nacional para definição de índice da educação básica –, e a aplicação de atividades com a temática da sustentabilidade, que é o tema da Jornada Pedagógica deste ano também estão na Pauta. Para encarar todo esse movimento, de 2023 pra cá foram investidos cerca de R$ 12,4 bilhões na educação, distribuídos também entre as 1.044 unidades escolares, com seus 666 anexos, nos 417 municípios da Bahia.

Os resultados conquistados pela Bahia no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano e da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são combustíveis para um retorno animado da rede. O estado foi o terceiro do Brasil com maior número de aprovações para universidades públicas por meio do Sisu (21.963 aprovados). Com recorde de inscritos no Enem, os estudantes da rede pública baiana ficaram entre os quatro melhores colocados, com notas entre 980 e 1000, na redação do Enem. Entre as notas de 950 a 980, a rede pública alcançou o 5º lugar. “Acho que esses resultados vão gerar uma rede que vai voltar com ainda mais esperança de entrar na universidade, de terminar o ensino médio”, aponta o assessor especial da SEC, Manoel Calazans.

Esse é o sentimento da estudante Yasmin dos Santos, 17, que vai começar o terceiro ano do Ensino Médio. “Tô bastante animada em concluir essa etapa tão importante da vida! Esses resultados recentes da rede fazem a gente acreditar que podemos e merecemos estar nas universidades públicas. Já ouvi muitos amigos questionarem se era possível chegar… e estou mais confiante e esperançosa agora”, afirma. Para suprir essa expectativa dos estudantes e das famílias, a professora de geografia Ana Cristina Gonçalves comenta a importância de aulas diversificadas que colaborem para a formação de cidadãos e que reverberem nas comunidades em que estão inseridos. “Estamos animados para acolhê-los para que desenvolvam na escola uma identidade de pertencimento, aulas diversificadas com atividades de campo que proporcionem vivências aos estudantes, criem vínculos com a universidade pública, que permitam aos nossos estudantes, motivações mostrando que a universidade pública também é seu lugar”, diz.

Foto: Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.