A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) retomou suas atividades com uma sessão solene na última quarta-feira (5). Com isso, a Casa Legislativa está em fase de preparação para a instalação das comissões permanentes.
Conforme estabelecido pelo Regimento Interno da Alba, a definição dos colegiados ocorrerá somente após a realização de três sessões plenárias ordinárias, com as indicações sendo feitas pelas lideranças da maioria e da minoria. Posteriormente, os nomes serão publicados no Diário Oficial do Legislativo, indicando os cargos de presidente, vice-presidente, membros titulares e suplentes. Somente após essa etapa, as comissões serão oficialmente instaladas.
Na próxima semana, o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), e o novo líder da oposição, deputado Tiago Correia (PSDB), devem intensificar as negociações com os parlamentares para definir a composição dos dez colegiados permanentes: Constituição e Justiça (CCJ); Finanças, Orçamento e Controle Público; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; Saúde e Saneamento; Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos; Direitos da Mulher; Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Agricultura e Política Rural; Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho; Direitos Humanos e Segurança Pública.
Além dessas, os líderes também deverão indicar os parlamentares que integrarão duas comissões especiais: a de Promoção da Igualdade e a de Desporto, Paradesporto e Lazer.
Foto: Divulgação/Alba