quarta, 05 de fevereiro de 2025
Euro 6.0387 Dólar 5.804

NUTRICIONISTAS DA REDE ESTADUAL DA BAHIA PARTICIPAM DE ENCONTRO DO PNAE EM BRASÍLIA

Matheus Souza - 05/02/2025 16:34

Mais de 30 nutricionistas da rede de ensino do Estado da Bahia estão participando, em Brasília, do Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento, iniciado na terça-feira (4), prossegue até esta quarta (5), se consolidando como um marco histórico para o fortalecimento da alimentação escolar no Brasil. Durante a formação, os profissionais discutem diretrizes, políticas públicas e metas para tornar o programa ainda mais acessível a todos os estudantes de redes públicas. A abertura do evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez anúncios relacionados à nova legislação do PNAE, entre os quais a participação mais efetiva da Agricultura Familiar no programa.

Ao garantir a ida dos 32 nutricionistas da rede estadual ao encontro, que reúne cerca de 1.500 participantes de todas as regiões do país para debater a política brasileira de alimentação escolar, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) reforça seu compromisso com a alimentação escolar de qualidade para o processo de aprendizagem dos estudantes. Na capital federal, os profissionais estão buscando mais conhecimentos para que possam continuar fazendo acontecer a alimentação escolar na Bahia, com promoção da saúde; redução da evasão escolar; e garantia do aprendizado escolar.

A nutricionista Júlia Caffe, do Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão (NTE 19), falou sobre a importância do encontro para a sua formação. “Além da troca de experiência com colegas de outras regiões, cidades e estados do país, estamos tendo a oportunidade de estudar a legislação e as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, bem como conhecer como ele foi construído e o que é que vem para 2025 de mudanças. Com isso, vamos poder, dentro da SEC, fortalecer o nosso propósito de levar sempre a alimentação saudável e adequada, dentro dos princípios do PNAE e dos direitos humanos e dos estudantes”, relatou.

Nesta quarta (5), o grupo de nutricionistas baianos marcou presença, junto aos demais participantes do encontro, de uma série de palestras, oficinas e painéis com profissionais que atuam no PNAE e estudam o programa e o tema da segurança alimentar e nutricional. “São pessoas que estudam sobre o direito humano, à alimentação adequada e saudável, que são temáticas que estão diretamente ligadas ao PNAE. Estamos participando, também, de outras atividades relacionadas à Agricultura Familiar e ao financiamento do PNAE. Outra temática importante é sobre o histórico, os avanços do programa. Através desse olhar, a gente consegue pensar, planejar as próximas ações, identificar dentro do nosso Estado o tanto que já avançamos, com a perspectiva de melhorar ainda mais as nossas diretrizes, baseadas nesta formação”, completou Júlia Caffe.

 

Fotos: Julia Café

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.