Todos os dias, para que a água que chega à sua casa se mantenha dentro dos padrões de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde, a Embasa executa uma série de ações desde o momento em que é captada, em estado bruto, no manancial (nascente, leito de rio ou barragem). Tudo começa na avaliação das características da água bruta, que segue para as etapas de tratamento nas estações. A partir daí, uma série de análises é realizada para garantir a qualidade da água distribuída aos moradores da área de atuação da Embasa.
Em 2024, foram 106,7 mil análises realizadas nas amostras retiradas nos 20,3 mil pontos de coleta ativos, instalados em locais específicos das redes distribuidoras e também nos reservatórios. Parâmetros como cor, turbidez, pH e cloro residual livre, por exemplo, são analisados a cada duas horas nas estações de tratamento para garantir a conformidade da água tratada com os critérios vigentes.
Isso acontece graças a uma rede de 14 laboratórios de controle de qualidade, um na capital e 13 espalhados no interior do estado, totalizando 48 salas de ensaio. “São 192 profissionais trabalhando para analisar as amostras coletadas nos 458 sistemas de abastecimento de água monitorados nos 368 municípios onde a Embasa oferece o serviço”, ilustra a gerente do Controle da Qualidade da Água e Efluentes, Tarciana Leonidio.
Outros indicadores, como a presença de agrotóxicos e subprodutos da desinfecção, são verificados com frequência bimestral, trimestral e semestral. “Se acontece uma alteração na cor, por exemplo, análises adicionais são realizadas e os resultados são encaminhados para a área operacional, que tomará a ação necessária para a correção”, esclarece Tarciana.
“Esse trabalho, muitas vezes invisível, demonstra nosso compromisso em prestar um serviço com qualidade e eficiência, conduzido por uma equipe altamente capacitada e sempre em busca do que há de mais moderno no setor”, afirma o presidente interino da Embasa, Gildeone Almeida.
ONDE CONSULTAR | Como são dados públicos, os resultados das análises podem ser acessados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua), do Ministério da Saúde. Em paralelo, a Embasa emite e publica em seu site, a cada ano, o Relatório Anual para Informação ao Consumidor (RAIC), que apresenta os dados de todos os sistemas de abastecimento, entre os quais o controle da qualidade.
Um resumo das análises também é divulgado na conta de água. Em caso de alteração nas características da água distribuída, o responsável pelo imóvel pode registrar reclamação pelo 0800 0555 195, pelo Atendimento Virtual (app ou site www.atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br) e postos de atendimento da Embasa na rede SAC, informando número de matrícula. A qualidade da água é monitorada na rede distribuidora até o ponto de entrega no imóvel, sendo responsabilidade do cliente manter a qualidade na rede interna e nos reservatórios ou caixas d’água dos imóveis.
Foto: Lab. controle qualidade agua-V. Conquista-Eduardo Moody-Acervo Embasa