Os novos projetos de concessões de ferrovias desenhados pelo Ministério dos Transportes serão submetidos a uma primeira rodada de conversas com investidores interessados em entrar no setor, nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, em São Paulo. Os encontros vão colocar na mesma mesa representantes de empresas e investidores, membros do Ministério dos Transportes e do BNDES.
O primeiro projeto que será detalhado pelo governo neste encontro é o do chamado “Anel Ferroviário do Sudeste”, ferrovia de 300 quilômetros, que pretende ligar Vitória (ES) a Itaboraí (RJ).
Em março, serão realizados encontros para fazer o detalhamento dos traçados da Fico (Ferrovia do Centro-Oeste) e da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste). Trata-se de um traçado com cerca de 2.400 quilômetros, que sairia de Lucas do Rio Verde (MT), para chegar a Água Boa (MT) e Mara Rosa (GO) e chegar a Barreiras (BA) e Caetité (BA).
A concessão do último trecho dessa malha, que liga Caetité a Ilhéus (BA) e já tem cerca de 400 quilômetros de malha concluídos, pertence hoje à Bamin, mas esse contrato tem sido negociado com a Vale, que tem interesse em assumir a mina de ferro em Caetité e controlar a ferrovia até Ilhéus, onde será construído um novo terminal portuário.
Após encontros com empresários (market sound) e as audiências públicas o material é enviado ao TCU (Tribunal de Contas da União). O edital do Anel Ferroviário do Sudeste está previsto para junho e julho. Já o edital da Fico-Fiol está previsto para o último trimestre de 2025. Com informações da Folha.
Pelo menos 19 grupos já demonstraram interesse em participar desses encontros de detalhamento. Veja quais:
Brasil: Rumo Logística, VLI , Grupo CCR, MRS Logística, Vale, Arteris, EPR, Prumo e Portonave.
China: CRCC (China Railway Construction Corporation) e Concremat/CCCC,
Emirados Árabes Unidos: Mubadala Capital,
Espanha: Acciona e a Sacyr.
Bancos de investimento: BTG Pactual, XP Asset, Opportunity, Pátria Investimentos e Prisma Capital.