sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

SALVADOR SOBE NO RANKING DA ICCA EM EVENTOS INTERNACIONAIS

Redação - 16/05/2019 14:50 - Atualizado 17/05/2019

Salvador subiu no ranking da mais importante entidade mundial de congressos e eventos, a International Congress and Conventions Association (ICCA), saindo da 10ª posição em 2016 para a 6ª colocação em 2017.  Com isso, a capital baiana ficou à frente de cidades como Fortaleza, Belo Horizonte e Curitiba, tornando-se líder em eventos internacionais no Norte e Nordeste do país.  Esses dados foram divulgados, nesta terça-feira 14, pela ICCA, na Holanda, e se referem aos eventos realizados em 2018, num total de nove congressos, classificados como internacionais, dentro dos critérios da entidade.

“Esta conquista é resultado do trabalho realizado pela Salvador Destination e seus associados. Nosso objetivo, agora, é voltar à terceira posição no país com o apoio da Prefeitura de Salvador, que inaugura, em dezembro, um novo Centro de Convenções. Essa meta, com certeza, será conquistada, em breve”, ressalta o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran.

Com 40% de obras já realizadas, o novo Centro de Convenções de Salvador (CCS), está como cronograma, sendo seguido à risca.  “A obra está com todas suas fases previstas, avançando bem e nesse momento, estamos partindo para o fechamento e a cobertura, incluindo acabamento interno, externo e fachada”, explica, por telefone, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco,.

Com formato de uma pomba, símbolo da bandeira de Salvador, o novo equipamento público municipal está localizado no antigo Aeroclube, no bairro da Boca do Rio. “Quando for entregue vai catapultar Salvador no calendário de congressos, feiras, shows e outros grandes eventos do Brasil e do mundo”, antecipa Claudio Tinoco. Diariamente, uma equipe de técnicos e engenheiros trabalha para cumprir o calendário de obras definido no edital lançado pelo prefeito ACM Neto. “A obra, por sinal, já ganha uma dimensão, uma proporção e chama atenção de quem passa pela região, devido ao estágio adiantado em que se encontra”, frisa Cláudio Tinoco que, semanalmente, comparace ao canteiro de obras.

À frente do empreendimento está o consórcio formado pelas empresas Andrade Mendonça e Axxo que trabalha com estruturas pré-moldadas, em conjunto com outras metálicas e lajes, o que acelera a execução. As obras iniciadas dia 6 de setembro de 2018 recebe investimento de R$105,2 milhões e todo o material que vem sendo utilizado é antissalitre para evitar a corrosão de materiais e equipamentos.

No global, o Centro de Convenções de Salvador (CCS) tem uma área de pouco mais de 103 mil m² – sendo 36 mil m² de área construída -, e terá capacidade para receber 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções. Contará, ainda, com oito auditórios moduláveis de 800 metros quadrados cada; seis salões de 390 e 781 metros quadrados; 12 salas de 236 metros quadrados; e 28 salas de reuniões, entre 47 e 64 metros quadrados. Além disso, haverá locais para shows com capacidade para 20 mil pessoas e estacionamento para mais de 1,4 mil veículos.(TB)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.