quinta, 23 de janeiro de 2025
Euro 6.2228 Dólar 6.0274

RUI COSTA DESCARTA INTERVENÇÃO NOS PREÇOS E FOCA NO APOIO AOS PEQUENOS PRODUTORES

Bruna Carvalho - 23/01/2025 09:24 - Atualizado 23/01/2025

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta quarta-feira (22) que o governo federal não planeja adotar “intervenções artificiais” nos preços dos alimentos como estratégia para conter a alta no custo de vida. A declaração foi feita após sua participação no programa Bom Dia Ministro, onde algumas falas geraram especulações sobre a possibilidade de uma intervenção direta no mercado para controlar os preços dos alimentos.

“Não vai haver intervenção artificial, reforço isso. Vamos tomar medidas para ajudar os pequenos produtores a terem custo menor de produção e, desta forma, oferecerem alimentos a preços menores”, explicou o ministro.

Rui Costa também descartou a criação de um pacote amplo de medidas, optando por um planejamento estratégico com anúncios gradativos. “Não vamos fazer um pacote de medidas. Vamos discutir diariamente, na Casa Civil, com o Mapa, MDA e Fazenda. Quando definirmos uma medida, ela será anunciada imediatamente e começará a valer”, esclareceu.

O ministro destacou que os preços de commodities, regulados pelo mercado internacional, não serão objeto de intervenção do governo. “Nosso foco são os alimentos do dia a dia dos brasileiros”, ressaltou.

Rui Costa enfatizou que a prioridade será fomentar a produção e reduzir os custos dos pequenos produtores como forma de enfrentar a inflação nos alimentos, sem comprometer as dinâmicas do mercado.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.