As estradas baianas registraram pelo menos 15 acidentes graves entre os dias 1º e 17 de janeiro de 2025. O levantamento foi feito pelo jornal Correio com base em ocorrências noticiadas pela imprensa. O caso mais recente ocorreu na última sexta-feira (17), quando quatro integrantes da mesma família, que estava em um carro de passeio, colidiram com um caminhão e outro carro. Eles não resistiram ao impacto ao serem arremessados para uma estrada vicinal e morreram.
A morte da família ganhou repercussão nacional devido à gravidade do caso. O acidente, que aconteceu na BA-099, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, teve como vítimas fatais Luan Costa Araújo, de 28 anos, Heitor Costa Santos, 2 anos, Elijan Larry Lima Santos, 29 anos, e Lyan Costa Santos, 9 meses. O motorista do caminhão, que estava embriagado, chegou a ser preso por homicídio culposo – quando não há intenção de matar –, mas já foi solto após passar por audiência de custódia. Os corpos dos pais e das crianças foram enterrados na tarde deste domingo (19), em Aracaju.
Ao total, os 15 acidentes levantados pela reportagem tiveram pelos menos 22 vítimas fatais. A reportagem procurou os números totais de acidentes nas estradas da Bahia em 2025 junto à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas não obteve retorno. Para o especialista em trânsito Luide Souza, a incidência de acidentes graves em janeiro chama atenção para o fluxo registrado nas rodovias nesse período. “A direção defensiva atribui que o trânsito fica mais intenso nas rodovias devido às férias escolares. Então, há uma maior circulação de veículos, principalmente de veículos particulares, que não são motoristas profissionais na sua maioria e não têm experiência em pegar a rodovia”, destaca.
Luide lembra que, estatisticamente, os trechos urbanos das rodovias são os locais que mais registram acidentes, principalmente de motocicletas. Por isso, aqueles que pilotam moto são mais vulneráveis a ocorrências do tipo. Em contrapartida, as precauções que podem ser adotadas servem não apenas pelos motociclistas, mas para todos que conduzem nas estradas. “É possível prevenir adotando as medidas de direção defensiva, que são comuns a todos os motoristas que passam pelo processo de formação. São questões de cuidado com excesso de velocidade e com a manobra mais letal do trânsito, que é ultrapassagem. Ela é mais perigosa, principalmente nas rodovias. É ela que leva à colisão frontal e a colisão frontal, já que, por uma questão até da física, há um somatório de forças. Por isso, ela geralmente é letal, principalmente para o motorista”, alerta Luide.
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