O secretário de cultura da prefeitura Pedro Tourinho deixa hoje a pasta. A demissão do titular foi anunciada publicamente em dezembro pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil). “Há exatos 2 anos aceitei o convite do prefeito Bruno Reis para Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, e hoje, véspera de minha saída oficial e formal, […], registro um resumo desse ciclo e mais uma vez agradecendo a todos por tanto. Viva Salvador!”, escreveu.
A exoneração de Tourinho acontece a pedido do próprio gestor, que estava à frente da cadeira desde 16 de janeiro de 2023. Com a saída, o empresário deve se dedicar à iniciativa privada, como antecipado pelo portal A Tarde. O nome que substituirá o chefe da Cultura ainda é uma incógnita. Isso porque, segundo interlocutores do governo, o chefe do Executivo municipal ainda não definiu quem assumirá oficialmente a cadeira.
Como manda o rito, quem assumirá temporariamente o posto é o subsecretário Walter Pinto, que é cotado para permanecer à frente da pasta. Informações obtidas por A TARDE ainda dão conta de que o anúncio sobre o substituto de Tourinho não deve ser feito na quarta, 15, após a exoneração do amigo de Bruno Gagliasso.
Cotados
Além de Pinto, quem também teve o nome especulado para assumir o cargo é a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT). A pedetista, por sua vez, é bem quista por Tourinho para sucedê-lo. A definição sobre o assunto, contudo, ainda está em compasso de espera. A expectativa era que as conversas voltassem a acontecer após o retorno de Reis do Benin, na última segunda-feira, 13.
Neste mesmo dia, o gestor municipal se reuniu com os secretários e gestores do governo no Palácio Thomé de Souza. “Tarde em reunião de alinhamento com o prefeito, secretários e gestores da Prefeitura de Salvador. Uma gestão eficiente se constrói com diálogo, planejamento e muito trabalho”, escreveu Ana Paula Matos.
Foto: Denisse Salazar | AG. A TARDE