A sexta-feira (10) foi de sequência às reuniões entre o Governo do Estado e Prefeituras baianas. O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, no Centro de Operações e Inteligência (COI, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, os gestores das cidades de Ipupiara, no Centro-Sul da Bahia, Barrocas, no Nordeste do estado, e Valença, na região do Baixo-Sul. Com isso, 14 cidades já foram atendidas pela gestão estadual desde o início do ano.
“Hoje, demos continuidade à nossa agenda com prefeitos e demais autoridades, realizando reuniões estratégicas para alinhar as ações e projetos que impulsionarão o crescimento dos municípios, promovendo melhorias significativas. A parceria entre todos esses líderes será fundamental para garantir mais desenvolvimento e qualidade de vida à população baiana”, garantiu Jerônimo.
Obras para a educação, saúde e infraestrutura do município de Ipupiara estiveram no cento do debate. O prefeito Marcus Vinícius dialogou sobre o projeto de uma escola de ensino integral, em andamento para a região, tratou de necessidades para a saúde e desenvolvimento rural. O Governo do Estado já tem obras em diferentes estágios de execução nas áreas de educação, infraestrutura e saneamento para o município baiano. Em todas as áreas de investimento, já foram destinados R$ 55 milhões pelo governo estadual.
“Eu saio muito feliz dessa reunião com o governador. Inicio minha gestão com as melhores expectativas possíveis. A gente já tem muitas demandas atendidas pelo Governo do Estado. Já conseguimos mais uma ambulância, um trator, que vão ser muito importantes nesse momento para o nosso município. Daqui até fevereiro, o governador vai lá dar a ordem de serviço. Tem estradas, tem água na zona rural. A gente vai reconstruir a nossa cidade!”, garantiu o gestor municipal.
Barrocas
O novo prefeito de Barrocas, Almir de Maciel, e seus secretários trataram de políticas para a educação municipal, esgotamento sanitário, infraestrutura e desenvolvimento rural da cidade. Na ocasião, o município teve atendidas as necessidades de uma nova ambulância, equipamentos de saúde, caminhão-pipa e trator.
Para o prefeito, um alinhamento fundamental para a emancipação social de Barrocas. “Hoje nós temos o governo municipal com o governo estadual e o federal. Para a gente, que vive em um município pequeno, é essencial ter o governo estadual do nosso lado. Essa é a importância da unidade entre os três poderes”, avaliou o gestor.
No escopo dos principais projetos entregues pelo governo estadual, estão a recuperação da BA-411, trecho que liga Serrinha a Barrocas, com extensão de 17,5 quilômetros; e a implantação de um sistema de abastecimento de água nas localidades de Coalhada e Malhada Redonda. O Estado ainda tem projetos de infraestrutura e abastecimento de água em outros distritos e povoados do município. Uma demanda de ensino integral e de estrutura para ampliação das vagas nas escolas municipais de Barrocas também está sendo analisada pela equipe da Secretaria de Educação da Bahia (SEC).
Valença
O prefeito de Valença, Marcos Medrado, e os secretários municipais foram recebidos pelo governador Jerônimo Rodrigues para discutirem a situação local, obras e demandas da população. Na oportunidade, a Secretaria da Saúde (Sesab) entregou uma ambulância e foi assinada a ordem de serviço para a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) implantar o contorno viário da BA-001.
“Eu parei minha agenda toda de viagem para poder receber aqueles prefeitos e prefeitas que não tiveram uma transição adequada e poder receber essas informações todas. Nós vamos ouvir, receber os pedidos e tudo que for importante”, declarou o governador Jerônimo.
A nova equipe de Valença conheceu os investimentos feitos pelo Estado de 2023 até agora. Entre obras entregues e em execução, a gestão baiana fez um aporte de R$ 245 milhões em várias áreas. O prefeito, por sua vez, apresentou as demandas específicas de Valença, ressaltando a necessidade de apoio em projetos que visam a modernização dos serviços públicos e a promoção do turismo na região.
“Eu tenho tanta coisa para fazer e o Governo do Estado já me ajudou, tanto o governo de Rui, de Wagner, o presidente de Lula, fez tanto por mim, que eu tenho agora que dar uma retribuição muito grande a esse grupo que me ajudou muito. A equipe do governo está ajudando. Eu tenho certeza que vão ajudar muito”, agradeceu o prefeito Marcos Medrado.
Foto: Wuiga RubiniGOVBA