quarta, 08 de outubro de 2025
Euro Dólar

MARINA DE MENDONÇA FARIAS: UMA MULHER PREPARADA PARA ASSUMIR O TOPO DE UM MERCADO MAJORITARIAMENTE MASCULINO

João Paulo - 09/01/2025 13:38 - Atualizado 09/09/2025

Foi no meio de escoras, braçadeiras e estruturas metálicas que Marina de Mendonça Farias foi preparada. Cresceu observando a engenharia como linguagem familiar, a fábrica como extensão da casa e os andaimes como visão de futuro. Mais do que preparada para suceder Renato Farias (fundador da Mitti Andaimes), Marina Mendonça aceitou o desafio de liderar uma empresa tradicional em um dos setores mais masculinos da indústria: o de equipamentos pesados.

Aos 35 anos, tornou-se CEO da Mitti, empresa baiana com quase quatro décadas de atuação no segmento de engenharia de acesso e estruturas metálicas provisórias. Com formação sólida, é especialista em Finanças pela UFBA, graduada em Ciências Sociais pela Michigan State University e mestre em Gestão de Empresas Familiares pela Universitat Europea Atlántico.

Mas a executiva não assumiu a liderança apenas por sucessão hereditária, ela construiu seu caminho dentro da empresa. Começou no chão de fábrica, passou pelas áreas de produção, logística, administrativo e comercial, até se tornar a primeira mulher a liderar a companhia, cuja história se entrelaça com grandes obras da indústria nacional e parcerias com empresas como Petrobras, Odebrecht e Andrade Gutierrez.

“Acredito que a base de qualquer empresa forte é gente, visão e estrutura, como um bom andaime. Por isso, sigo comprometida com o legado da Mitti e com um futuro mais seguro para quem constrói o Brasil.”

Os desafios não foram poucos. Para chegar à liderança da Mitti, Marina precisou se preparar técnica e estrategicamente para conduzir uma empresa com pilares sólidos e operação robusta. A Mitti Andaimes se destaca por sua fabricação própria de peças, que garante autonomia e qualidade; pelo pioneirismo no aluguel de estruturas provisórias na Bahia, desbravando um mercado historicamente concentrado no Sudeste; e por seu legado como uma das maiores fabricantes de abraçadeiras do Brasil.

Agora como CEO, Marina representa uma nova geração de lideranças femininas, preparadas, estratégicas e com visão de negócio. Sua atuação combina foco em resultados com valorização da cultura organizacional, do propósito e da inovação. Sob sua gestão, a Mitti atravessa uma profunda transformação digital e estratégica, com digitalização de processos, fortalecimento da governança e um plano de expansão para novos mercados no Norte e Nordeste.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.