quinta, 09 de janeiro de 2025
Euro 6.3092 Dólar 6.1258

EXCLUSIVO: ESPECIALISTAS COMENTAM DECISÃO DE ZUCKERBERG SOBRE OS FILTROS DA META E ALEGAM POSSIBILIDADE DE FORTALECIMENTO DAS FAKE NEWS; ENTENDA   

João Paulo - 08/01/2025 15:00

Jornais no mundo todo repercutiram nesta quarta-feira (08) a decisão da Meta, empresa controladora do Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads, de abandonar o uso de checagem independente de fatos no Facebook e no Instagram, substituindo-os por “notas da comunidade”, em um modelo semelhante ao do X, em que comentários sobre a precisão do conteúdo das postagens são deixados a cargo dos próprios usuários (Veja aqui).

A medida não agradou a comunidade acadêmica de comunicação que acredita que sem os filtros o número de fake News vai aumentar muito. Em entrevista ao portal Bahia Econômica, Antônio Netto, especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Sociais, explicou que a decisão vai fortalecer a polarização e ampliar o discurso de ódio

“As consequências para comunicação nas redes sociais será o aumento da desinformação porque a partir do momento que eu tenho qualquer pessoa falando qualquer coisa sem uma checagem de fato, uma checagem profissional, uma checagem com a busca de uma imparcialidade, eu tenho aumento desinformação, eu tenho aumento do discurso do ódio, eu tenho aumento do extremismo, e essa polarização das bolhas estão ficando cada vez mais gritante”, disse.

Também em entrevista ao portal, Pablo Caldas, publicitário, mestre em Administração e professor de Comunicação da Unifacs, explicou que a decisão pode “resultar em um aumento na circulação de informações não verificadas, afetando a qualidade do conteúdo compartilhado e potencialmente ampliando a propagação de fake News”, comenta.

Pablo também explicou que “a empresa pretende reduzir restrições sobre temas sensíveis, como imigração e gênero. Embora isso possa promover uma maior “liberdade de expressão”, também pode levar ao compartilhamento de conteúdos potencialmente ofensivos ou prejudiciais, exigindo dos usuários uma maior responsabilidade na produção e consumo de informações. Os filtros que antes escaneavam qualquer violação de políticas agora focarão apenas em “violações ilegais e de alta gravidade”. Isso pode resultar em uma maior exposição a conteúdos inadequados, tornando o ambiente das redes sociais mais suscetível a abusos e discursos de ódio”, disse.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.