A principal fabricante chinesa de veículos elétricos, BYD, dobrou seu volume de vendas no exterior entre janeiro e setembro, com ganhos no Brasil e no Sudeste Asiático compensando a queda de vendas na Europa.
A BYD vendeu 298 mil veículos fora da China. As vendas na China cresceram 27% no ano, para 2,43 milhões de veículos.
O Brasil se tornou o maior mercado da BYD no exterior. De janeiro a setembro, a montadora vendeu 51,2 mil veículos de passeio e comerciais leves, de acordo com dados da indústria do Brasil, um aumento de mais de oito vezes no ano.
A receita consolidada do trimestre de julho a setembro aumentou 24% no ano, para US$ 28,2 bilhões. Isso coloca a BYD acima da rival americana Tesla em receita trimestral pela primeira vez.
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil, credita o desempenho à alta demanda por elétricos no Brasil combinada com consumidores ambientalmente conscientes curiosos sobre as vantagens dos veículos da BYD.
Marcas ocidentais como Fiat e Volkswagen dominam o mercado automotivo brasileiro. A BYD ocupa a 10ª posição com uma participação de 2,9%, atrás da fatia de 3,6% da Honda. Mas a participação da BYD melhorou 2,5 pontos em relação ao ano anterior.
A BYD também está crescendo no Sudeste Asiático. As vendas de veículos de passageiros na Tailândia aumentaram mais de sete vezes no ano para cerca de 15 mil durante o período de janeiro a setembro, mostram dados da MarkLines.
A participação de mercado da BYD na Tailândia é de 9%, colocando-a em terceiro lugar, atrás da Toyota e da Honda. A BYD começou a vender veículos elétricos de passageiros na Tailândia em novembro de 2022. Os volumes de vendas da empresa também estão crescendo na Indonésia e na Malásia.(pipeline)