Vice-líder do Governo e coordenadora da bancada da Bahia, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) confirmou presença no ato convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será realizado nesta quarta-feira (8), em Brasília. A solenidade marca a defesa da democracia e os dois anos da tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, com a invasão de prédios públicos feita por golpistas de extrema-direita.
“É importante não esquecermos deste episódio que mancha a história do Brasil, por isso estarei ao lado do presidente Lula nos eventos que marcam a defesa do Estado Democrático de Direito”, disse. O primeiro ato será às 9h30, na Sala de Audiências do Palácio do Planalto. Haverá uma cerimônia de reintegração de obras de arte danificadas durante a invasão do início de 2023.
Depois, no terceiro andar do prédio – onde fica o gabinete da Presidência da República -, será realizado o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti. Esse momento está marcado para 10h30. Às 11 horas, Lula fará uma cerimônia com autoridades no São Nobre do Palácio do Planalto, onde o presidente promove seus principais atos políticos. Depois, haverá o “Abraço da Democracia”, na Praça dos 3 Poderes. Lula descerá a rampa do Planalto para chegar ao local.