A Praça de São Marcos em Veneza pode receber mais turistas do que pombos, Barcelona viu a agressão contra turistas atingir um pico febril e os caminhos no topo dos penhascos em Cinque Terre, na Itália, podem parecer uma fila de supermercado. No entanto, além desses (e outros) pontos turísticos, há lugares igualmente ricos em cultura, mas sem multidões. Ao redor do mundo, há cidades clamando por turistas e trilhas para caminhadas onde você não verá uma alma o dia todo.
Embora muitas vezes ouçamos sobre as forças destrutivas do turismo em grandes destinos culturais, para países menos desenvolvidos, o dinheiro que o turismo traz ajuda a construir infraestrutura e espaços comunitários muito necessários. Ele oferece empregos e treinamento e dá aos moradores a chance de compartilhar com orgulho a cultura e as tradições de seu país. Bem administrado, o turismo pode ser fonte de um fluxo econômico enriquecedor, reunindo as pessoas em torno de valores e experiências compartilhados.
Esses quatro destinos são apenas alguns dos que estão usando o turismo como ferramenta para construir economias mais fortes e recebendo os viajantes de braços abertos.
Foto: Getty Images via BBC