O governo da Bahia autorizou a desapropriação de uma área superior a 88 mil m² em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, para dar continuidade às obras do projeto do VLT de Salvador, que está em andamento. A decisão foi divulgada na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (3).
O decreto especifica que as áreas desapropriadas serão utilizadas para a construção do Parque das Ruínas, que será instalado no prédio da antiga Fábrica São Brás, localizada na praia de Plataforma. A estrutura, erguida em 1875 e tombada em 2002, encontra-se desativada desde 1967.
Conforme o decreto, a Companhia dos Transportes do Estado (CTB) recebeu autorização para realizar os procedimentos administrativos e judiciais necessários, com urgência, para efetivar a desapropriação.
O projeto descrito no edital do VLT propõe a criação de um espaço que abrigue bares, restaurantes, um local multiuso e um foyer, com o intuito de atrair moradores da região e turistas. Com uma vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, o local também será utilizado para eventos culturais, visando se tornar um novo centro de lazer e integração social em Salvador. Ao lado do prédio histórico, o Terminal Marítimo de Plataforma também passará por melhorias para aumentar sua capacidade de recebimento de embarcações, incluindo novas rotas que conectarão o Subúrbio a outros pontos da Baía de Todos-os-Santos, como a Ribeira.
Foto: Divulgação/GOVBA