sábado, 28 de dezembro de 2024
Euro 6.4913 Dólar 6.2159

EMENDA DE AUGUSTO VASCONCELOS APROVADA PREVÊ UNIDADE DE SAÚDE NO CABULA/TANCREDO NEVES

LUIZA SANTOS - 27/12/2024 16:00

Em sessão ordinária realizada na última terça-feira (17/12), a Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, apresentada pelo Executivo Municipal. Entre as emendas incluídas no texto, destaca-se a proposta do ouvidor-geral e vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), que assegura a construção de uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) na região do Cabula/Tancredo Neves.

“Essa é uma grande vitória para as comunidades do Cabula e Tancredo Neves. A criação de mais uma Unidade de Saúde da Família é um passo fundamental para garantir assistência integral à toda a população.”, comemorou Augusto.

Atualmente, o Distrito Sanitário Cabula/Beiru carece de uma unidade de saúde que atenda com maior acessibilidade e comodidade os moradores de Tancredo Neves. A região conta apenas com uma unidade especializada, forçando os residentes a se deslocarem para outros bairros em busca de atendimento para demandas de menor complexidade.

As Unidades de Saúde da Família (USF) desempenham um papel crucial na atenção primária à saúde, oferecendo serviços como vacinação, consultas médicas com clínicos gerais, promoção da saúde bucal e cuidados paliativos. Já as unidades especializadas, que contam com equipes multiprofissionais, concentram-se em consultas e exames mais complexos, além de diagnósticos e terapias de média e alta complexidade. A ausência de uma USF na região limita o acesso dos moradores a cuidados básicos e preventivos, fundamentais para o bem-estar da comunidade.

Com a aprovação da LOA, que destina 46% do orçamento às áreas sociais como saúde, educação e assistência social, a construção dessa unidade promete ampliar significativamente a promoção da saúde no local. Além disso, Vasconcelos apresentou 21 emendas ao orçamento, contemplando a expansão de unidades de saúde, centros de reabilitação, obras de contenção de encostas e iniciativas voltadas à acessibilidade para pessoas com deficiência.

O vereador, nascido e criado no Cabula VI, destacou que acompanhará a execução da proposta e cobrará da Prefeitura, principalmente por ser um pleito antigo das pessoas que moram na localidade. A Unidade deverá atender com serviços variados, incluindo atendimento farmacêutico e cuidados com saúde bucal.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.