sexta, 27 de dezembro de 2024
Euro 6.4475 Dólar 6.1982

SALVADOR TERÁ MEDIDAS PARA AMENIZAR IMPACTOS DA ALTA TEMPERATURA DURANTE FESTAS POPULARES

Victoria Isabel - 26/12/2024 15:25

As festas populares de Salvador, que costumam reunir multidões, terão medidas para combater o calor, com protocolos que incluem a instalação de ilhas de hidratação, distribuição de água, protetor solar e o uso de aspersores com jatos de água. A estratégia será acionada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), caso a temperatura ultrapasse 36ºC.

De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, os protocolos foram criados no ano passado, de modo a serem adotados quando a sensação térmica estiver acima do normal. “Não temos previsão de ondas de calor em Salvador no período do verão, mas a massa de ar quente que predominará trará uma sensação elevada e abafada, mesmo que estejamos dentro da margem de segurança meteorológica”, explicou.

Entre as medidas confirmadas estão as ilhas de hidratação, a distribuição de protetor solar, além do uso de aspersores que liberam jatos de água. “O calor excessivo pode trazer transtornos para a saúde não só dos soteropolitanos, mas também dos turistas. Por esse motivo, não só a Codesal, mas também a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e diversas estruturas da Prefeitura iniciam já no Festival da Virada uma série de instrumentos, equipamentos e protocolos para garantir a segurança de todos”, acrescenta.

O alerta para o risco surgiu com a morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, 23 anos, durante um show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em novembro de 2023. Segundo o laudo médico, ela morreu devido à exaustão térmica causada pelo calor. Houve relatos de que diversos fãs passaram mal durante a apresentação, devido à temperatura, que chegou aos 39,1°C, com sensação termina de aproximadamente 45º naquele período, no Rio.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.