A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para amanhã (26) e sexta-feira (27) é de tempo nublado, com chuvas fortes, “que podem causar impactos à população” em várias áreas do país, principalmente na região Sudeste. Neste feriado de Natal (25), choveu em São Paulo, por exemplo, cerca de 50 milímetros (mm).
Conforme o instituto, a causa é a provável formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável pelas precipitações nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Mas as chuvas devem se concentrar no sudoeste da Amazônia, “cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste, até o Oceano Atlântico”. A expectativa é que as chuvas devem permanecer até segunda-feira (30), principalmente nas regiões do estado de São Paulo, até a divisa com Minas Gerais, “onde o acumulado de precipitação pode superar os 100 mm em 24h”.
Já na capital baiana, o Inmet prevê temperatura máxima de 33ºC nesta quinta-feira (26), sem possibilidade de chuva. Já a partir de sexta, as nuvens aumentam, mas a máxima sobe ainda mais: 34ºC. Nesta quarta (25), mesmo com chuva rápida em vários pontos da capital, banhistas lotaram a orla, especialmente o Porto da Barra.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu estado de alerta para a capital e outros municípios da região metropolitana, litoral e no interior no final da tarde desta quarta (25). Mas, apesar da chuva forte, até o fechamento desta reportagem não havia registro de ocorrências graves na capital e região metropolitana, mas com vários pontos de alagamento. Nas demais mesorregiões paulistas, o tempo também será com pancadas de chuva e trovoadas ocasionais, com a chegada de novas áreas de baixa pressão vindas do sul do país, associadas a um distante ciclone extratropical ao largo da costa do Rio Grande do Sul. (Correio)
Crédito: Paula Fróes/ CORREIO