As vendas de carros elétricos e híbridos em 2024 no Brasil devem superar as 160 mil unidades, chegando a algo em torno de 170 mil, o que representaria um aumento de 80% em relação a 2023 (93.927). Essa é a projeção da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que celebra os bons resultados do setor: de janeiro a novembro, os números chegaram a 155.724. Novembro foi o melhor mês da série histórica da entidade, com 17.413 emplacamentos.
As vendas dos veículos eletrificados – elétricos e híbridos –, entre janeiro e novembro de 2024, somaram 5.276 unidades na Bahia, de acordo com a ABVE. Os números no estado, segundo a entidade, são crescentes e apontam um incremento de 124% em relação ao mesmo período do ano passado (2.354).
“O forte crescimento das vendas mostra que os carros elétricos e híbridos caíram no gosto dos baianos, que já conhecem as vantagens dos veículos eletrificados, tanto para o bolso quanto para o meio ambiente, sem contar a alta tecnologia embarcada nos carros. A tendência é que os números continuem crescendo de forma acelerada”, destacou Mário Sérgio Callegaro, diretor da Morena GWM, que distribui a marca na Bahia.
Ele assegura que a venda de veículos eletrificados é uma tendência que não tem mais volta. “Além dos veículos serem híbridos ou 100% elétricos, possuem alta tecnologia embarcada, design, robustez, notas máximas nos testes de segurança – Latin NCAP e preços muito competitivos, o que tem conquistado os consumidores”, destaca.
Segundo balanço da ABVE, o mercado de eletrificados segue sob ampla liderança dos veículos plug-in (BEV 100% elétricos e híbridos PHEV), com 72% das vendas, porém novembro registrou um súbito crescimento dos micro-híbridos (MHEV), com baixo grau de eletrificação. Para o presidente da entidade, Ricardo Bastos, os números mostram que as vendas de eletrificados se mantêm em crescimento acelerado, em sintonia com o interesse do consumidor.
As projeções para 2025 de Mário Sérgio Callegaro, da Morena GWM, são otimistas, em sintonia com as perspectivas da associação. “Nossa expectativa para o próximo ano é que tenhamos um crescimento das vendas de pelo menos 8% em relação a 2024”.
Para ele, nem mesmo a baixa cobertura de eletropostos públicos no estado, e no Brasil, tem sido um entrave às vendas de elétricos. “A rede de abastecimento tem crescido rapidamente. Podemos citar como exemplos shopping centers, as próprias concessionárias, supermercados, prédios comerciais, postos de combustível e o próprio Wallbox que vem nos veículos e com fácil instalação. No último levantamento, feito pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em agosto, a Bahia contava com 289 pontos de recarga para carros elétricos e híbridos. Houve um incremento de 61,4% no número de eletropostos em apenas cinco meses de 2024”, destaca Callegaro.
Um dos destaques de vendas da GWM no estado é o Haval H6, que está disponível para serviço de assinatura. Hoje, a Morena GWM opera com três pontos de vendas: dois em Salvador (Av. Luís Viana Filho, Paralela, e Av. Luís Eduardo Magalhães) e em Feira de Santana, no Shopping Boulevard. Mas há perspectivas de aumentar a rede. “Estamos planejando mais uma revenda em Salvador e uma concessionária completa em Feira de Santana”, antecipa Callegaro.
FONTE: A Tarde