A Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras efetuou o pagamento de 70% do abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos seus servidores nesta na quarta-feira (18). O valor total depositado nas contas dos profissionais da educação, segundo informações do site Achei Sudoeste, foi de R$ 3,1 milhões.
Conforme publicação no Diário Oficial da cidade, o pagamento serve como uma injeção de recursos na economia local proveniente do abono, coincide com o período de festas de fim de ano. De acordo com empresários malhadapedrenses, isso impulsionou as vendas no comércio local, conforme relatado pelo Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias.
Vale lembrar que o pagamento do abono do Fundeb é uma obrigação legal das prefeituras e visa valorizar os profissionais da educação. No entanto, a coincidência com o período de festas de fim de ano e o impacto positivo na economia local são fatores que podem ser interpretados como uma jogada política do município.
Além disso, o valor chama atenção pelo fato de que segundo a estimativa total da Confederação Nacional de Municípios, o município de Malhada de Pedras recebeu R$ 28 milhões de reais de recursos pelo Fundo Nacional da Educação básica (Fundeb), ou seja, o abono foi de 10,71% do valor total rebecido um ano.
A cidade tem um desempenho considerado acima da média baiana na educação básica, segundo o IDEB de 2023. Ao avaliar os anos iniciais, ou seja, dados mais diretamente relacionados à competência da prefeitura, o município obteve uma nota de 6,6. Esse valor se compara ou supera cidades grandes como Salvador e Lauro de Freitas.
Para complementar as festividades, a prefeitura divulgou que realizará o “Show da Virada” no dia 31 de dezembro, com as bandas Fluxo do J e Lucas Love, buscando que o evento atraia ainda mais público e mantenha o aquecimento do comércio até o Réveillon.
FONTE: Bahia Notícias