quarta, 18 de dezembro de 2024
Euro 6.4433 Dólar 6.1386

ELMAR DEVE DEIXAR LIDERANÇA DO UNIÃO BRASIL NA CÂMARA

João Paulo - 18/12/2024 08:20 - Atualizado 18/12/2024

Após não conseguir se viabilizar como candidato à presidência da Câmara dos Deputados, enfrentar críticas dentro de seu partido por apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ver um primo ser preso na Operação Overclean da Polícia Federal, o deputado Elmar Nascimento (União Brasil) se vê ainda mais fragilizado politicamente com sua saída da liderança da bancada na Casa. Os deputados do União Brasil se reunirão para escolher o novo líder do partido. Elmar ocupa o cargo há três anos, e, de comum acordo com a bancada, decidiu-se pelo rodízio na função, com a implementação de um novo ciclo.

Quatro nomes disputam a liderança do União Brasil, entre eles o baiano Arthur Maia, que, ao contrário de Elmar, apoia a candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, à presidência da República. Arthur Maia, assim como o atual líder, também exerce influência sobre a Codevasf na Bahia, especificamente sobre a superintendência de Bom Jesus da Lapa, onde, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), nomeou o empresário Harley Xavier Nascimento, que permanece no cargo sob o governo Lula.

Além de Arthur Maia, outros três deputados nordestinos estão na disputa: Mendonça Filho (PE), Pedro Lucas Fernandes (MA) e Damião Feliciano da Silva (PB). Para evitar um confronto direto, o presidente nacional do partido, Antonio Rueda, articula um consenso entre os candidatos até a reunião da bancada. Sem a liderança, Elmar ainda nutre a esperança de conquistar um ministério no governo do presidente Lula. Caso contrário, ele é cotado para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ou para relatar o Orçamento de 2026.

Além disso, o deputado baiano segue lutando para manter o controle da Codevasf, um fator crucial para preservar sua influência tanto no cenário nacional quanto, principalmente, no estadual. O que antes parecia uma trajetória política ascendente, em sintonia com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), agora se revela um percurso repleto de obstáculos, com Elmar enfrentando desafios cada vez maiores para garantir sua sobrevivência política.(TB)

Foto: Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.