quinta, 10 de abril de 2025
Euro 6.57895 Dólar 5.93848

DÓLAR OSCILA MAS FECHA ESTÁVEL. VEJA DE QUEM É A CULPA: DO GOVERNO, DO TESOURO, DO BC OU DO PRÓPRIO MERCADO

Redação - 17/12/2024 19:30 - Atualizado 18/12/2024

A cotação do dólar fechou estável nesta terça-feira, após bater em R$ 6,20 num dia de enorme estresse no mercado e de intervenção do Banco Central que vendeu US$ 3,3 bilhões no mercado.

Como o mercado está muito estressado, houve rumores de todo tipo, mas na verdade, porque isso aconteceu?  Alguns  técnico do mercado financeiro dizem que isso ocorreu porque o Tesouro Nacional nada fez após o Banco Central aumentar o juro em 1% e acenar que aumentaria em mais 2% nas próximas reuniões.

O argumento é que o mercado está comprado em juro, ou seja, muita gente aplicou nos papéis do Tesouro e agora  busca uma saída e proteção no dólar.

Funcionou assim: o Banco Central surpreendeu os mercados com um movimento forte de juros, que na prática coloca a Selic em 14,25% ao ano até março de 2025. E são crescentes as incertezas fiscais. Então os agentes começaram a se movimentar.

E hoje, a situação teria piorado depois que o Tesouro aceitou juros reais futuros de 8% ao ano.

Analistas dizem que o Tesouro deveria acalmar o mercado:  anunciando leilões simultâneos de compra e venda de títulos públicos, ajudando assim o mercado a encontrar parâmetros de preços e dando uma esperança para quem quer deixar as suas posições. Na verdade, o que está acontecendo no mercado é um movimento de “stop loss”, ou tentativa de estancar as perdas.

No mercado, há quem defenda que, a essa altura, o Tesouro já deveria ter anunciado um programa de recompra de títulos públicos.

Há muitos fatores pressionando o dólar: fim de ano e tempo de remessa de dólares para o exterior; posse de Trump; suposta crise fiscal; aumento de juros; e uma suposta crise fiscal. O BC agiu aumentando os juros agora o Tesouro tem de agir recomprando títulos. Com informações do jornal Valor Econômico.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.