O Nordeste é responsável por 19,7% da capacidade instalada de energia solar no Brasil, o que corresponde a 6.585,9 MW. Atualmente, a Bahia lidera a lista em número de sistemas fotovoltaicos, em potência instalada e investimentos, em segundo lugar o Ceará, seguido por Pernambuco.
Na Bahia são 1.293,1 MW instalados, o que representa (3,9%) de toda a matriz no Brasil, na sequência está o Ceará com 1.116 MW (3,3%), Pernambuco segue com 1.012 MW (3%), Rio Grande do Norte com 752,2 MW (2,3%), Maranhão com 712,5 MW (2,1%), Piauí 638,2 MW (1,9%), Paraíba 432,6 MW (1,3%), Alagoas com 425,3 MW (1,3%) e Sergipe com 204 MW (0,6%).
Desde 2012, a adoção da energia solar ajudou a evitar a emissão de aproximadamente 60 milhões de toneladas de CO2, reforçando o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.
Investimentos no setor de energia fotovoltaica no Nordeste
Nos últimos anos, a produção de energia solar tem crescido significativamente na região. Dados apurados da ANEEL e ABSOLAR mostram que os investimentos acumulados na região, desde 2012, ultrapassam os R$ 25,8 bilhões. A região Nordeste possui cerca de 584 mil unidades com sistemas de energia solar e o país possui mais de 2,7 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados.
A capacidade de exportar energia para outros estados brasileiros, em apoio ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que ocorre desde 2020, é vista como umas das vantagens em se investir no setor de energia fotovoltaica no nordeste e este ano foi ampliada. Segundo anunciou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em outubro deste ano, foram ampliados os limites de intercâmbio no subsistema Nordeste em direção ao Sudeste/Centro-Oeste e ao Norte, aumentando assim o aproveitamento da geração eólica e solar e, consequentemente, reduzindo as restrições de geração dessas fontes
Brasil como líder global
Estatísticas recentes mostram que o Brasil tem um grande potencial para se consolidar como líder global na transição energética nos próximos anos. Atualmente, 70% da geração de energia elétrica no país vem de fontes renováveis. Em comparação, nos Estados Unidos esse percentual é de 21%, na França de 29%, na Rússia de 20% e na África do Sul apenas 9%. De acordo com dados apurados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a energia solar é responsável por 20,5% da matriz elétrica, o que corresponde a 49.372 MW. Diante deste cenário, a região nordeste desempenha um importante papel, sendo responsável por quase 20% da energia fotovoltaica instalada no país, segundo dados da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Outro fator importante é que na região estão concentradas oito das maiores usinas de energia solar brasileiras.
Foto: Divulgação