Drones misteriosos continuam sobrevoando os céus do nordeste dos Estados Unidos neste fim de semana. Após serem avistados em Nova Jersey na quinta-feira, eles passaram por Nova York neste sábado, levando a governadora do estado a solicitar ajuda às autoridades federais.
Em uma postagem nas redes sociais, o presidente eleito Donald Trump, que assumirá a Casa Branca em janeiro, sugeriu que os drones sejam derrubados.
Ele disse que o governo sabe o que são os drones sem identificação que foram detectados no céu de Nova Jersey nas últimas semanas. O governo americano “sabe o que está acontecendo”.
“Eles [militares] sabem de onde esses drones vieram e para onde vão. Por alguma razão, não querem comentar. Eu acho que seria melhor se eles explicassem o que é isso. Nossos militares sabem e nosso presidente [Joe Biden] sabe“, afirmou Trump em entrevista concedida nesta segunda-feira, 16.
Imagens gravadas por celulares e publicadas nas redes sociais mostram drones com luzes piscantes e rotores sobrevoando em diversas regiões de Nova Jersey (veja abaixo). Após as publicações, o congressista Chris Smith solicitou esclarecimento ao Pentágono — sede do Departamento de Defesa dos EUA — e à Casa Branca.
De acordo com o Pentágono, os drones não pertencem às Forças Armadas americanas nem a “um adversário ou entidade estrangeiros”. Trump concordou com o relato de que não se tratam de armas estrangeiras, mas criticou a falta de transparência da Casa Branca. “Há algo estranho acontecendo. Eles [órgãos governamentais] deveriam contar às pessoas o que é“, disse.