A fábrica de carros elétricos da BYD em Camaçari terá um diferencial em relação às demais empresas asiáticas que estão se instalando no Brasil. É que, além dos automóveis que serão importados da China, a empresa terá dois modelos com “design especial para o Brasil”, no final de 2025.
A informação é de Stella Li, vice-presidente executiva global da BYD.
Para colocar esse plano em ação, a empresa já prepara a equipe local de engenharia e design. “Vamos ter pelo menos 2 mil pessoas trabalhando na área de pesquisa e desenvolvimento no Brasil”, disse Li em entrevista a revista Autoesporte. A ideia é desenvolver carros sob medida para o brasileiro.
Antes, porém, de projetar carros ao gosto brasileiro, essa equipe tem uma missão mais urgente: desenvolver veículos híbridos movidos a etanol. “O etanol é a forma brasileira”, afirma Li.
A executiva esteve no Brasil na semana passada para acompanhar as obras de construção da fábrica em Camaçari (BA) e para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem anunciou o plano de aumentar o número de empregos, diretos e indiretos, dos 10 mil anunciados anteriormente para 20 mil. Segundo ela, metade desse total será contratada já em 2025,
A decisão de dobrar a quantidade de empregos, diz, foi tomada porque “os negócios têm sido muito bem-sucedidos”. “Estamos indo muito bem”, destacou. Ela também contou a Lula sobre os planos de fazer motores flex que “potencializarão o uso do etanol”.
Segundo dados de emplacamento da Fenabrave, o volume de vendas da BYD acumulado este ano (66,7 mil unidades) é cinco vezes maior do que em igual período de 2023. Li diz que a BYD espera um volume de vendas pelo menos 50% maior.