A Oncoclínicas&Co (B3: ONCO3), líder em oncologia na América Latina, registrou Receita Líquida de R$ 1,6 bilhão no 3T24, representando um crescimento orgânico, numa base de mesmas unidades, de 16,6% em relação ao mesmo período do ano passado e acumulando R$ 4,7 bilhões no ano, um avanço de 15,0% sobre 2023.
Destaque também para a geração de caixa livre de R$ 20,3 milhões, revertendo uma sequência de três trimestres em que houve consumo de caixa. Isso foi possível graças a mais uma melhora sequencial no volume de recebimentos de clientes, à redução da alavancagem pelo aumento de capital de R$1,5 bilhão, concluído em julho, e aos desembolsos com capex cada vez menores, na medida em que os projetos de expansão se aproximam de suas fases finais.
O EBITDA Ex-PILP foi de R$ 271,5 milhões no período, impactado por despesas não recorrentes relacionadas à reestruturação da estrutura corporativa e de algumas unidades operacionais, que somaram aproximadamente R$ 20 milhões. Isso faz parte de um processo ainda em andamento de revisão de headcount, contratos e estruturas administrativas visando a ganhos de eficiência operacional. O EBITDA Ajustado Ex-PILP ficou em R$ 309 milhões.
“Esse trimestre marca um importante ponto de inflexão para a Oncoclínicas do ponto de vista de geração de caixa. Em meio a um cenário macroeconômico que aponta para aumento do custo de capital e uma conjuntura setorial para a saúde suplementar que continua desafiadora, é muito encorajador que tenhamos geração de caixa livre combinada com crescimento de dois dígitos na receita. Tudo isso enquanto continuamos oferecendo aos nossos pacientes as melhores tecnologias para vencermos o câncer e, para os nossos profissionais de saúde, o melhor ambiente de trabalho e as ferramentas mais avançadas”, afirma Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas&Co.
O índice de alavancagem, que mede o endividamento da Companhia, ficou em 2,7x no 3T24, o que se compara a 3,9x ao final do primeiro trimestre deste ano, uma redução significativa.
Cristiano Camargo, Diretor Financeiro e de RI, destacou: “Tivemos um trimestre forte em recebimentos, com mais de R$ 1,5 bilhão, recuperamos glosas e reduzimos os desembolsos com despesa financeira e capex quase pela metade em relação ao último trimestre (2T24). Continuamos implementando uma revisão profunda do nosso G&A e a tônica da Companhia, sob o aspecto financeiro, tem sido a geração de caixa e busca por ganhos de eficiência.”
Com diversificação de iniciativas como o OC Franquias, que traz o modelo de capilaridade, a Oncoclínicas&Co avança em sua missão de democratizar o acesso ao tratamento do câncer com eficiência em alocação de capital. Somando-se a outras estratégias de crescimento, como a expansão internacional, através de parcerias como a com o grupo Al Faisaliah, na Arábia Saudita, a Companhia fortalece seu impacto social e global.
“Cada passo que damos reforça nosso compromisso de vencer o câncer e democratizar o acesso ao tratamento de alta qualidade,” conclui Ferrari. “Nosso foco está sempre no paciente, e seguimos inovando para garantir que cada indivíduo tenha acesso aos melhores tratamentos e uma jornada de cuidado completa e humanizada.”
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