Como parte do Novembro Salvador Capital Afro, o Inovahack MBM Salvador 2024, uma iniciativa do Movimento Black Money, terá a primeira edição na capital baiana a partir desta sexta-feira (15) até o domingo (17), com o objetivo de fomentar a economia criativa e de promover a inclusão digital de jovens negros soteropolitanos. O hackaton ocorrerá das 8h às 20h, durante os três dias, no auditório do Arquivo Público Municipal, no Comércio.
As inscrições podem ser feitas por meio do link https://marketing.movimentoblackmoney.com.br/inovahack-2024. Podem participar empreendedores, artistas, creators, estudantes, desenvolvedores, designers, fotógrafos, estilistas, pessoas que atuam no segmento audiovisual, da culinária, de eventos, do turismo ou das artes e profissionais de marketing com mais de 16 anos. Os participantes terão acesso a mentorias exclusivas, networking de alto nível e a um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de projetos que integrem tecnologia e cultura.
Os melhores projetos desenvolvidos durante os três dias de imersão serão premiados com mais de R$20 mil. Além disso, os participantes terão a oportunidade de concorrer a bolsas de estudo em cursos de tecnologia e de inglês, ampliando, assim, suas habilidades e oportunidades para as áreas da tecnologia, inovação e da cultura.
Eleita a Mulher mais Disruptiva do Mundo em 2021 pela Global Women Awards e uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes em 2019, a CEO do Movimento Black Money, Nina Silva, destaca a importância do evento para o fortalecimento da inclusão digital. “Nosso trabalho no MBM é transformar a economia através da tecnologia e do protagonismo negro. O Inovahack é mais um passo para proporcionar acesso e visibilidade aos talentos que estão nas periferias e nas comunidades negras do Brasil”, declara.
Além de Nina, farão parte do jurado para a escolha dos melhores projetos a cofundadora da Inventivos e Shark do Shark Tank na América Latina, maior reality de empreendedorismo do mundo, Monique Evelle, e o cofundador da Vale do Dendê, da Afro.TV e do Festival Afrofuturismo, Paulo Rogério. Os jurados estarão à frente da avaliação dos projetos, compartilhando as próprias experiências e ajudando a identificar soluções inovadoras que podem transformar a economia criativa.
O Inovahack MBM Salvador 2024 conta com o patrocínio do BNDES e da AmBev e com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), do Banco do Brasil e do Sebrae Bahia.
Foto: MBM/Divulgação
Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS