O YouTube marcou presença em Salvador com uma série de eventos e iniciativas em parceria com a prefeitura e o Ministério da Cultura. Em paralelo à reunião de Ministros da Cultura do G20, a plataforma promoveu ações de inclusão e capacitação com foco em música, comunidade negra e mulheres, reforçando seu compromisso global com a diversidade e a democratização do acesso às ferramentas e recursos para o sucesso na indústria criativa.
Future Insiders: impulsionando artistas e criadores negros
O YouTube Vozes Negras promoveu o “Future Insiders”, abrindo portas para novos artistas e criadores negros da Bahia. O evento, que aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de novembro, contou com a co-curadoria de Evandro Fióti, músico, produtor, empresário e afroempreendedor, e ofereceu painéis e workshops com o objetivo de impulsionar as carreiras desses talentos. Temas como produção musical, direitos autorais, monetização, inteligência artificial e empreendedorismo criativo foram abordados, fomentando o desenvolvimento de carreira e a troca de experiências. Shows de Melly e Vírus Carinhoso encerraram o evento com chave de ouro, celebrando a música e a cultura afro-brasileira.
Acampamento de compositores do YouTube com grandes nomes da música baiana
O primeiro acampamento de compositores do YouTube na América Latina, chamado de “Well Versed presented by YouTube Songwriters Camp”, aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro, nos estúdios de Carlinhos Brown no Candeal. O evento reuniu grandes nomes, como Daniela Mercury, Tierry, Melly, Elana Dara, Yan Cloud, Kaique e Felipe, Tatau, Daniel Mendes e Washington Jr, em um ambiente colaborativo que possibilitou a criação de músicas inéditas e o intercâmbio entre artistas, compositores e produtores.
Global Music Diplomacy: a música como plataforma para promover a paz e a democracia
Em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e a Prefeitura de Salvador, o YouTube também promoveu o “Global Music Diplomacy” no dia 7 de novembro, no Terraço do Arquivo Público Municipal. O evento proporcionou um diálogo sobre o poder da música na diplomacia e na construção de uma economia criativa inclusiva, com a participação de figuras importantes como Pedro Tourinho, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador; Scott Weinhold, Secretário Assistente Interino de Educação e Cultura do Departamento de Estado dos EUA; Tuma Basa, Diretor de Música e Cultura Negra do YouTube e artistas como Majur e Breland.
Substantivo Feminino: Celebrando o poder e a voz das mulheres na cultura
Para encerrar a semana, o YouTube realizou o projeto Substantivo Feminino em Salvador, uma iniciativa que busca fortalecer e proteger vozes femininas na plataforma, além de promover a conscientização e combater a violência e desigualdade de gênero. Nesta edição, o YouTube fomentou uma discussão sobre o papel das mulheres na cultura brasileira, destacando suas contribuições e os desafios que enfrentam, além do papel das mulheres na economia cultural.
Márcia Helena Gonçalves Rollemberg, Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; Lídice da Mata, Deputada Federal; Flora Gil, Diretora da Gege Produções; Larissa Luz, atriz e cantora; e Dinah Moraes, criadora de conteúdo e comediante, estiveram presentes no evento.
O YouTube está onde a cultura acontece
“Acreditamos que iniciativas como essas impulsionam a criatividade, celebram nossa riqueza cultural e criam caminhos para levar toda essa potência Brasil afora. Em uma semana tão importante para a cultura, com o encontro de ministros de cultura do G20 e o Festival Salvador Capital Afro, o YouTube se orgulha de investir na comunidade criativa de Salvador, um celeiro de talentos e um símbolo da cultura brasileira”, afirma Sandra Jimenez, Diretora de Parcerias de Música no YouTube para América Latina.
Foto: Divulgação