terça, 12 de novembro de 2024
Euro 6.1125 Dólar 5.8159

NA RETA FINAL, ESPECIALISTAS LISTAM CUIDADOS ESSENCIAIS NO ENEM

João Paulo - 09/11/2024 18:00

O segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontece amanhã, em todo o Brasil. Os mais de 70 mil baianos retornam aos locais específicos para fazer mais duas provas – Matemática e Ciências da Natureza. Assim como na primeira etapa, os portões dos prédios devem abrir às 12h e fechar às 13h. Cada prova terá 45 questões objetivas e há uma novidade no tempo de prova. Amanhã, os estudantes terão 30 minutos a menos, contabilizando 5 horas, entre 13h30 e 18h30.

Reaplicação

Outra novidade é para o inscrito que perdeu a 1ª etapa do exame. A pessoa afetada por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas nesse dia deve realizar a 2ª etapa do exame normalmente. Ela deve solicitar a reaplicação somente do dia em que não esteve presente. A solicitação deve ser feita entre 11 e 15 de novembro, por meio da Página do Participante. Apenas os casos previstos em edital têm direito ao pedido. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que responde pela organização do Enem 2024.

Gratuidade e suporte

Para este segundo dia de Enem, o metrô vai funcionar gratuitamente para os inscritos no Enem, em Salvador e Lauro de Freitas. O candidato deve apresentar o comprovante de inscrição e um documento de identidade com foto ao funcionário da concessionária. Equipes da SEC estarão presentes nas principais estações de metrô de Salvador – Lapa, Tamburugy, Acesso Norte e Pirajá – para orientar os estudantes.

Dessa vez, a secretária da Educação, Rowenna Brito, estará presente na Escola no Colégio Estadual Vila Canária, onde distribuirá kits com água, canetas e materiais motivacionais, além de incentivar os estudantes com mensagens de apoio e boas vibrações para que enfrentem o exame com confiança. O acolhimento faz parte da ação ‘Tô Com Você no Enem’.

De acordo com a coordenadora do ensino médio, Rosa Helena, a ação busca oferecer suporte não apenas no aspecto acadêmico, mas também emocional, para garantir que os estudantes se sintam preparados para o exame. “A ação será realizada em todos os 27 Territórios de Identidade”, afirmou Rosa Helena.

Dica cravada

A professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual de Tempo Integral Águas Termais de Cipó, Maria Ivone das Neves dos Santos, acabou viralizando nas redes sociais em vídeo que aparece com recepção especial na escola, depois de ter cravado qual seria o tema da redação do Enem.

“Deve se pensar que pautas dos povos tradicionais se alinham também a proposta do governo atual, uma vez que sua posse como presidente trouxe os povos originários, negros e indígenas para valorização da nossa ancestralidade”, explicou. Dois dias antes do primeiro dia de prova do Enem, a docente conta que sugeriu aos estudantes que fizessem um texto abordando a valorização da herança africana no Brasil.

Dia da prova

É importante verificar o cartão de confirmação do Enem 2024, disponível na Página do Participante e revisar o edital. É indispensável apresentar um documento válido de identificação com foto (físico ou digital), levar caneta de tinta preta e material transparente, além de alimentos e água em recipiente transparente. O celular deve ser desligado ao entrar na sala de provas. Ter uma alimentação balanceada, se hidratar e ter uma noite de sono adequada, nos dias antes da prova podem ajudar a conseguir um melhor desempenho.(A Tarde)

 

Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A TARDE

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.