Quem participou do segundo e último dia do Summit de Negócios Made in Bahia hoje (31), no Armazém Convention, no Parque Shopping, em Lauro de Freitas, conferiu uma rica programação multissetorial, formada por atividades dos expositores, além de rodas de conversa e painéis. Ao longo dos dois dias de evento, mais de 3000 pessoas estiveram presentes e puderam participar e assistir aos 11 painéis que contaram com mais de 20 grandes especialistas de diversos setores que impactam diretamente o cenário econômico da Bahia. O encerramento do evento também contou com a presença ilustre do cantor e compositor baiano, Carlinhos Brown. O Summit de Negócios Made in Bahia também foi certificado com selo “Carbono Neutro”, documento que comprova que o evento é “Carbono Neutro”, ou seja, tem o compromisso sólido com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade local.
“A primeira edição do Summit de Negócios Made in Bahia superou todas as nossas expectativas. O evento se consolidou como um marco significativo para o cenário econômico do estado, demonstrando seu potencial inovador e empreendedor da Bahia. A forte adesão de empresários, investidores e lideranças governamentais evidencia a sede por conexões e oportunidades que existem em nossa região. Registramos uma participação recorde, com mais de [inserir número] participantes, representando diversos setores da economia baiana. Este sucesso é um testemunho do espírito empreendedor baiano e da capacidade de nossa região em liderar conversas importantes sobre inovação e crescimento econômico”, declara Carlos Falcão, presidente do Business Bahia, um dos organizadores do evento.
O primeiro painel trouxe Paulo Cavalcanti, da ACB, André Brito da Suzano e a jornalista Monique Melo como mediadora debatendo Cidadania e Sustentabilidade Empresarial. “Considerando a chegada da COP 30 em Belém, em 2025, o Brasil tem a grande chance de ser o protagonista desse tema que é tão relevante que é a sustentabilidade. Temos diversidade, florestas e leis que garantem a preservação das nossas terras e podemos gerar energia renovável, por exemplo. Cabe a cada um de nós, enquanto cidadãos, empresários e sociedade, executar pequenas ações que vão contribuir no combate a tudo que tem gerado catástrofes e desastres naturais. A preservação ambiental é um trabalho conjunto”, afirma o Head de Relações Corporativas Da Suzano, André Brito.
Em seguida, o público conferiu um papo sobre tecnologia com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro, o CEO do Grupo Rede+ e Presidente do Inst. Inova+, Rodrigo Paolilo e Denis Onishi, Diretor da BYD. Eles compartilharam os projetos que cada uma das empresas tem desenvolvido para contribuir com o setor no estado. Já durante o painel “Infraestrutura: os caminhos e os modais como diferenciais competitivos para o desenvolvimento da Bahia”, participaram Demir Lourenço, Diretor Executivo do Tecon Salvador, Waldeck Ornelas, Consultor associado do Instituto Desenvolve a Bahia e Marcelo Moreira, Diretor-Presidente da Codevasf.
O presidente do Grupo Business Bahia, e um dos idealizadores do Summit de Negócios Made in Bahia, Carlos Falcão, subiu ao palco para participar do painel “Novos Investimentos e Financiamentos na Economia da Bahia”. Além dele, compuseram o debate Wagner Rocha, Diretor Financeiro e de Crédito do BNB e Paulo Costa, Presidente da Desenbahia. Já durante o painel “Energia, Oléo e Gás – o potente e determinante mercado de energia e o diferencial competitivo na economia baiana”, os painelistas trouxeram dados interessantes sobre o panorama do setor de energia na Bahia, além de inovações tecnológicas e sustentabilidade. Participaram Luiz Gavazza, presidente Bahia Gás, Thiago Andrade da Petrobahia e Rita Knop, Diretora Comercial da Neoenergia.
Durante o evento, o presidente da PetroBahia, Thiago Andrade, assinou um contrato para a expansão de 20 novos postos da distribuidora. “Fizemos questão de fazer essa assinatura durante o Summit de Negócios Made in Bahia para celebrar a grandiosidade desse evento que, além de promover grandes aprendizados, fomenta o networking com clientes e parceiros em prol do desenvolvimento da Bahia”, celebrou Thiago.
No último painel da noite, a chefe de Gabinete da Setur, Giulliana Brito, o presidente da Saltur, Isaac Edington e Roberto Duran, empresário e especialista em Turismo, destacaram a força da Bahia como destino turístico nacional e internacional. A programação foi encerrada com apresentação do cantor Jau, que trouxe sua vibrante mistura de afro-pop-baiano para o happy hour, que ainda contou com diversas outras experiências e ativações de marcas patrocinadoras. O evento durante os dois dias contou com um lounge VIP assinado pela empresária Elis Piñon, do Grupo Empório. O espaço de 24 m², recebeu convidados importantes como autoridades, secretários e empresários de todo o Brasil, contou com mobiliário sofisticado e itens de paisagismo natural desidratado, deixando o espaço elegante, funcional e humanizado e o happy hour do espaço ficou por conta das bebidas do Paramana e da Vinícola UVVA.
O Summit de Negócios Made in Bahia é um evento criado para ser um divisor de águas no cenário econômico baiano e, para os realizadores, a ampla adesão da classe empresarial e do setor público e privado comprova que o objetivo foi alcançado. “Esse evento é uma semente que foi plantada e que vai nos permitir colher muitos frutos no que se refere ao fortalecimento do ambiente de negócios do nosso estado. Essa primeira edição superou todas as nossas expectativas e sem dúvidas, será um evento que passará a fazer parte do calendário anual do empresariado baiano”, afirma Paula Lacorte, diretora da Zum Brazil.
O primeiro Summit de Negócios Made In Bahia teve como objetivo oferecer um ambiente ainda mais próspero às relações empresariais e nasceu fruto da parceria entre o Grupo Business Bahia, a Zum Brazil Eventos, referência em eventos corporativos e a Zoom Imagens, empresa de comunicação integrada – mídia e produção.
Foto: Camila Frame