terça, 22 de outubro de 2024
Euro 6.1805 Dólar 5.7345

ALUNOS DE PROJETO APOIADO PELA BRASKEM EM CAMAÇARI VISITAM PLANETÁRIO DA UFBA

João Paulo - 22/10/2024 10:00

A curiosidade, alegria e encantamento de 40 alunos da Escola Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo, localizada no bairro do Gravatá, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, ultrapassaram os limites do Planeta Terra e viajaram pelas galáxias, na tarde desta sexta-feira (18), no Planetário da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A visita dos estudantes, com idades entre 6 e 16 anos, foi promovida pelo projeto Educação Integrada, desenvolvido pela escola camaçariense e patrocinada pela Braskem, por meio do Edital Braskem – Projetos que transformam.

O objetivo da visita ao planetário foi promover o intercâmbio cultural para que os estudantes compreendam, no escopo da Ciência e da Tecnologia, como enxergar o espaço e o tempo, e consolidar de forma prática o que aprendem em sala de aula. “O Educação Integrada é um projeto que busca reforçar o conteúdo que é dado em sala de aula, fomentando o interesse dos alunos em disciplinas como matemática e ciências de uma forma lúdica. Por isso, foi um dos selecionados na segunda edição do Edital Braskem”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

O projeto busca despertar em crianças e adolescentes o interesse para o aprendizado de disciplinas tradicionais como Ciências, Matemática e Literatura. “Fora o conteúdo em si, a ida ao planetário proporcionou uma viagem intermunicipal. Muitos deles nunca foram a Salvador, nunca saíram de Camaçari. Sem contar que uma visita ao planetário é um divisor de águas para, até mesmo, eles projetarem sua formação pessoal e profissional”, destaca a professora Raquel Alves Sobrinho, coordenadora do projeto.

Ansiosos pela visita, os alunos prepararam roteiros e se dividiram nas funções: uns fotografaram e filmaram, enquanto outros interagiram para juntos, criarem o próprio material de áudio e vídeo sobre a experiência no planetário.

A estudante Raphaela Carolina dos Santos Dantas, de 13 anos, disse que adorou a visita ao planetário e definiu a experiência como inovadora. “Algo que nunca vivi antes. Foi muito interessante o projeto vir fazer esta visita, para a gente aprender sobre nosso planeta, sobre nossas constelações, sobre onde nós vivemos”, falou. Já para Isabelly Anjos, de 12 anos, a visita ainda teve um sabor mais intenso: foi a primeira vez que ela saiu de Camaçari. “Uma viagem que nunca tinha feito, nunca tinha vindo aqui, em Salvador. No planetário, eu gostei bastante quando falou sobre o Sol e as galáxias. Valeu muito à pena”, destacou.

Para a professora Raquel, a visita dos alunos vai ao encontro do que sua formação como educadora prega: a de possibilitar uma aprendizagem completa. Inspirada pelo exemplo de sua mãe, a também professora Maria Alves, uma das fundadoras do Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo, entidade mantenedora da Escola Creche Comunitária, Raquel sempre teve a educação como um compromisso de vida. O projeto de Educação Integrada é fruto dessa dedicação. A iniciativa beneficia crianças e adolescentes de 4 a 16 anos com oficinas socioeducativas de Leitura e Escrita Criativa, Edição de Áudio e Vídeo, Ciência e Matemática Lúdica, além de Música (flauta, canto-coral e violão).

A Escola Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo tem desempenhado um papel fundamental no apoio às famílias do bairro. Desde a sua fundação, em 1988, a instituição não apenas acolhe 250 crianças e adolescentes, mas também desenvolve projetos que promovem educação em período integral e inclusão social, com atividades complementares que vão além do ensino formal.

 

Foto: Divulgação / Projeto Educação Integrada

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.