Com o intuito de reafirmar seu compromisso com o fortalecimento do sistema de saúde frente aos desafios climáticos e ambientais impostos pelo mundo moderno, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs – Bahia), realiza hoje e amanhã (8 e 9), das 9h às 18h, no Grand Hotel Stella Mares, em Salvador, o Simpósio Emergências Climáticas e Saúde Pública. O evento reúne profissionais da saúde, pesquisadores e gestores para debater os desafios e oportunidades relacionados à saúde pública em um contexto de mudanças climáticas.
Com uma programação rica em palestras e debates, o simpósio busca promover a troca de conhecimentos e experiências, além de estimular a busca por soluções inovadoras para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Entre os temas abordados estão: Impacto das mudanças climáticas na saúde da população; Eventos extremos e seus efeitos na saúde; Doenças emergentes e reemergentes e Políticas públicas para a saúde em um clima em transformação. “Os debates realizados buscam fortalecer nossa capacidade de resposta em situações de risco e desastres, a partir da permanente articulação intra e inter setorial, e assim reduzir as vulnerabilidades das populações mais afetadas”, afirmou Ramon Saavedra, Diretor de Informação da Coordenação Gestão de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação da Saúde.
Segundo Rívia Mary Barros, Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, capacitar e fortalecer a rede de vigilância estadual, preparando as equipes de saúde para atuarem de forma eficaz em cenários de desastre é um dos principais objetivos do simpósio. “Atualmente, fenômenos como enchentes, estiagem e seca estão entre as principais causas das mudanças ambientais que impactam a saúde pública, levando ao aumento de doenças respiratórias, zoonoses e enfermidades transmitidas pela água. A redução do risco de desastres é uma função essencial da saúde pública e deve ser incorporada no planejamento por meio de ações voltadas à prevenção, mitigação, preparação, resposta e reabilitação”, explica Rívia. O encontro também é uma oportunidade para os participantes aprenderem com os principais especialistas da área, debater soluções para os desafios da saúde pública e Conectar-se com profissionais de diversas áreas. O simpósio pode ser assistindo ao vivo pelo youtube no link www.youtube.com.br/@falavigilancia.
Fotos: Ana Beatriz Pires / SUVISA/ Saúde GovBa