domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

TITE CONVOCA SELEÇÃO BRASILEIRA NESTA SEXTA

Redação - 14/05/2021 07:36 - Atualizado 14/05/2021

O técnico da seleção brasileira masculina de futebol, Tite, convoca às 11h, nesta sexta-feira, pelo menos 23 jogadores para retornar a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Mais de seis meses depois da última partida, a Seleção enfrenta o Equador, dia 4 de junho, em Porto Alegre, e Paraguai, dia 8, em Assunção. Os dois jogos estão marcados para 21h30.

Além da convocação principal, o técnico André Jardine também vai anunciar a lista de atletas com até 24 anos para os últimos testes – ainda não confirmados – para a Olimpíada de Tóquio. A Copa América começa seis dias depois do segundo jogo das Eliminatórias. O Brasil enfrenta a Venezuela, dia 14, em Bogotá, na Colômbia, pela rodada de abertura do grupo B. Tite e sua comissão técnica devem anunciar nesta coletiva de sexta como vão fazer as alterações, se houver, na lista para a competição continental.

A lista para o torneio continental deve ser entregue até o dia 10 – ou seja, dois dias depois do jogo com os paraguaios. O ge acompanha em tempo real a convocação de Tite – e também a da seleção pré-olímpica, de André Jardine – instantes antes das 11h. A tendência é que os convocados para estes dois jogos se apresentem à Seleção no próximo dia 27. Assim, os atletas que atuam no Brasil perderiam as duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil e possivelmente o confronto de volta.

Confira panorama para a convocação de Tite:

Quem está fora

Um desfalque confirmado é o meia Philippe Coutinho, segundo jogador mais convocado por Tite em seu período na Seleção. O jogador do Barcelona passou por nova cirurgia e não vai ter tempo hábil para participar nem mesmo da Copa América. Outro problema é pontual: o meio-campista Douglas Luiz, do Aston Villa, está suspenso, com dois cartões amarelos. Titular nas quatro primeiras rodadas das Eliminatórias, ele será desfalque na partida contra o Equador, mas deve ser chamado para ficar à disposição contra o Paraguai. Convocado como lateral-direito nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias, mas cortado da segunda por Covid-19, Gabriel Menino está fora dos jogos do Palmeiras, em trabalho especial da preparação física do clube, e é dúvida na lista.

Goleiros

O trio preferido de Tite está disponível e não deve ter surpresas, com Alisson, Ederson e Weverton. Santos, do Athletico-PR, é sempre opção de segurança da comissão técnica.

Zagueiros

Há outro trio praticamente garantido, com o finalista da Liga dos Campeões Thiago Silva, Marquinhos, em grande fase no PSG, e Eder Militão, do Real Madrid. Nas últimas listas, a quarta vaga teve Diego Carlos, do Sevilla, e Felipe, do Atlético de Madrid – Militão foi cortado. Desconvocado na última rodada das Eliminatórias por conta de lesão, Rodrigo Caio, do Flamengo, ainda está fora de combate e corre por fora.

Laterais

Ainda há expectativa pelo retorno de Daniel Alves, que voltou a atuar na lateral direita pelo São Paulo. Ele sentiu lesão muscular em jogo contra o Racing, mas não deve ser problema para possível convocação. Danilo, da Juventus, é nome certo. Na esquerda, o titular é Renan Lodi, que vem jogando menos no Atlético de Madrid. Alex Telles foi convocado da última vez, mas há concorrência de nomes no mercado brasileiro, como Filipe Luís, do Flamengo, e Guilherme Arana, do Atlético-MG, que foi na última lista, pois Telles havia testado positivo e tinha chance de não ficar no grupo.

Meias

Retirado da lista de Jardine após o corte de Philippe Coutinho, Lucas Paquetá é cotadíssimo para voltar à Seleção. Revelação do Flamengo, o meia vive boa fase desde a chegada ao Lyon, da França. Mesmo longe da melhor fase pelo Flamengo, Everton Ribeiro, que foi titular nas últimas duas partidas das Eliminatórias e fez bons jogos, é presença esperada na lista de Tite.

Há expectativa pela possível convocação de Claudinho, eleito melhor meia, revelação e craque do último Brasileirão. O meia do Bragantino foi observado “in loco” algumas vezes pelos auxiliares de Tite e foi elogiado publicamente pelo treinador. Entre os volantes, Casemiro e Fabinho voltam. Douglas Luiz, mesmo suspenso na primeira partida, deve ser lembrado. Arthur jogou nesta semana contra o Sassuolo, mas vinha de período inativo. Ele fez gol contra o Uruguai e agrada a Tite. Concorrem por vaga Allan, do Everton, Bruno Guimarães, do Lyon, Gerson, do Flamengo, e Edenilson, do Inter.

Atacantes

O quarteto Neymar, Roberto Firmino, Richarlison e Gabriel Jesus é parte do grupo fixo de Tite. Com mais duas vagas, disputam Everton Cebolinha, em fase apagada no Benfica, e Vini Junior, que estavam na última lista. Mas existe expectativa pelo retorno de Gabigol. Pedro, também do Flamengo, e Thiago Galhardo, do Internacional, foram lembrados na última lista e correm por fora.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.