O comércio brasileiro está projetando movimentar R$ 9,35 bilhões em vendas no Dia das Crianças deste ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmada, essa estimativa representa um aumento de 2,6% em relação ao ano passado. A data, que será celebrada no próximo sábado (12), continua a ser um momento crucial para o comércio.
De acordo com a CNC, essa alta nas vendas pode ser atribuída ao aquecimento do mercado de trabalho. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reportou que a taxa de desemprego caiu para 6,6% no trimestre encerrado em agosto, o que representa a menor taxa para esse período na série histórica. Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que a criação de vagas formais acelerou em agosto, com 232 mil novas oportunidades, comparado a 188 mil em julho.
“Essa é uma data que continua sendo chave para o comércio. As boas condições do mercado de trabalho e a melhoria no rendimento das famílias são os fatores que nos permitem projetar um crescimento de vendas neste ano”, afirma José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac. O Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais importante do ano para o comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
A CNC prevê que a cesta de produtos relacionados ao Dia das Crianças deve ter um aumento de 2,8% neste ano, uma desaceleração em relação à alta de 6,7% observada em 2023. Enquanto itens como livros, chocolates e sapatos devem ter preços elevados, produtos como bicicletas, brinquedos e ingressos para cinema e teatro tendem a ficar mais baratos.
“A inflação mais baixa traz um alívio importante para os consumidores que vão às compras neste Dia das Crianças”, explica Fabio Bentes, economista da CNC responsável pelo estudo. Apesar do aumento nos preços, calçados e vestuário devem representar a maior parte dos presentes comprados para a data, de acordo com a pesquisa.
(CNN)
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