O litoral piauiense será palco da escolha da melhor miniempresa do Brasil, em um evento promovido pela ONG Junior Achievement (JA) Piauí. A competição acontecerá em Luís Correia, no SESC Praia, entre os dias 8 e 13 de outubro, como parte do Findinexa Brasil, que há 15 anos é um dos maiores encontros de empreendedorismo jovem do país.
Os estudantes vão apresentar suas ideias de negócios e produtos em uma feira especial aberta ao público. Embora os itens não sejam comercializados durante o evento, o formato serve para fomentar a troca de experiências e divulgar as criações dos jovens empreendedores.
A atividade também prevê uma apresentação (pitch), em que os participantes terão até três minutos para expor seu negócio no palco, seguida de uma rodada de perguntas e respostas com os jurados.
A banca será composta por Leticio Dantas, CEO e sócio do Grupo BLR e gestor de novos negócios do Teresina Shopping, Carolina Malta, gerente sênior da Dell Technologies, e Bruce Cordão, ex-presidente da JA Piauí e membro do Conselho Diretor da JA Brasil. O objetivo é que as equipes compartilhem suas principais conquistas e desafios na criação e gestão de suas miniempresas.
Para o diretor-executivo da JA Brasil, Alexandre Mutran, a competição é uma oportunidade para os jovens mostrarem seu potencial e receberem reconhecimento por suas iniciativas. “Este é um espaço para que os estudantes explorem suas ideias mais inovadoras e criativas, gerando impacto positivo na comunidade e solucionando problemas reais”, afirma.
Primeiro programa criado pela Junior Achievement e presente em mais de 100 países, o Programa Miniempresa incentiva estudantes do Ensino Médio a criar e gerenciar uma empresa real do zero. Eles recebem suporte de profissionais e pessoas voluntárias em áreas como vendas, marketing, finanças, produção e recursos humanos. Na competição deste ano, 10 equipes dos estados de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Piauí e Santa Catarina disputarão o título de melhor miniempresa de 2024.
Foto: Divulgação