segunda, 23 de setembro de 2024
Euro 6.1518 Dólar 5.5421

INÍCIO DA 1ª ETAPA DA OPERAÇÃO BLITZ/RONDA PREVENTIVA CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS NA BAHIA

VICTOR OLIVEIRA - 23/09/2024 17:34 - Atualizado 23/09/2024

A partir desta quarta-feira (25) até sexta-feira (27), inicia-se a 1ª etapa da Operação Blitz/Ronda Preventiva aos Incêndios Florestais, voltada ao combate às queimadas na região Oeste da Bahia e na Chapada Diamantina. A ação, promovida pelo Governo da Bahia por meio do programa Bahia Sem Fogo, é direcionada às áreas que enfrentam alertas críticos de incêndios florestais, predominantemente causados por ações humanas.

Entre as principais iniciativas deste ano, a Operação Blitz/Ronda Verde tem como objetivo reduzir os riscos de incêndios, intensificando o monitoramento preventivo durante o período crítico de altas temperaturas, clima seco e baixa umidade do ar, condições que favorecem a ocorrência de incêndios.

A operação também busca mitigar desastres florestais, já que a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE) considera os incêndios florestais como desastres naturais. Além disso, as queimadas são responsáveis por uma significativa contribuição às emissões de gases de efeito estufa (GEE), agravando as mudanças climáticas.

Pablo Rebelo, coordenador técnico do Plano de Ações Preventivas e de Resposta aos Incêndios Florestais 2024, destaca que a maioria das ocorrências de incêndios florestais é resultante da ação humana, seja de forma acidental ou intencional.

Ações e Cidades Envolvidas

Cerca de 15 municípios serão contemplados com as Rondas de Monitoramento Preventivo e Blitz Educativas ao longo de três meses (setembro, outubro e novembro). Sete municípios da região Oeste (Formosa do Rio Preto, São Desidério, Barreiras, Correntina, Jaborandi, Cocos e Correntina) e oito na Chapada Diamantina (Iraquara, Barra, Lençóis, Morpará, Érico Cardoso, Palmeiras, Rio de Contas e Piatã) receberão as ações.

As Blitz Educativas acontecerão em rodovias, praças e avenidas com grande circulação de veículos, com o intuito de sensibilizar motoristas e passageiros sobre os riscos de incêndios e o descarte correto de resíduos, como bitucas de cigarro, por meio da distribuição de materiais didáticos.

As Rondas Verdes, por sua vez, serão realizadas em comunidades rurais, envolvendo palestras e rodas de conversa para alertar agricultores e jovens sobre os perigos das queimadas. Além disso, haverá monitoramento nas propriedades rurais, com a emissão de Declaração de Queima Controlada (DQC) e Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), uma vez que o desmatamento é uma das principais fontes de ignição dos incêndios florestais no país.

Foto: Divulgação/Governo da Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.