quinta, 19 de setembro de 2024
Euro 6.1042 Dólar 5.4965

HORÁRIO DE VERÃO: TRADE BAIANO PEDE VOLTA DO SISTEMA; ENTENDA AQUI

João Paulo - 18/09/2024 09:01 - Atualizado 18/09/2024

O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu um carta do setor turístico do Brasil pedindo a volta do Horário de Verão. Dentre as entidades está a Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade do Estado da Bahia (FeTUR), que entendem a volta do horário de verão como benéfica para o setor no estado. O argumento para o retorno é que vai gerar economia de energia elétrica, mais segurança aos pontos turísticos e vantagens para o comércio.

O horário de verão costumava acontecer entre os meses de outubro e fevereiro quando os relógios eram adiantados em uma hora com o intuito de aproveitar a luminosidade dos meses mais quentes, que costuma durar mais ao longo do dia. A ideia é que a ação reduza o consumo elétrico. O horário de verão foi revogado pelo governo federal em 2019. O tema voltou a ser discutido com mais força, após fala do ministro do MME, Alexandre Silveira, que afirmou considerar a medida para reduzir o consumo de energia elétrica do país. Porém, ele não confirmou a decisão e reforçou que o tema é complexo, porque interfere muito na vida das pessoas.

Para o presidente da FeTUR, Sílvio Pessoa, a iniciativa é importante para o turismo da Bahia. “A grande vantagem desse retorno é que vai dar para aproveitar mais o sol, o turista fica mais tempo na rua, aproveita mais os pontos turísticos, com mais segurança por conta da luz e gasta mais. Vai no shopping, no acarajé. Aqui no Norte, Nordeste, a luminosidade nesse período não é tão significativa quanto em outras partes do país e do globo, mas ainda assim vale o retorno”, explica. É preciso que haja uma uniformidade da implantação do horário de verão em todo país, segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV), Jean Paul Gonze.

Foto: Imagem de Lutz Dieckmann por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.