quarta, 18 de setembro de 2024
Euro 6.1287 Dólar 5.4956

EMBASA PATROCINA 11º FESTIVAL DAS BALEIAS EM SALVADOR

LUIZA SANTOS - 13/09/2024 19:39

Em mais uma ação voltada para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, em sintonia com as suas perspectivas para o futuro, a Embasa está patrocinando a 11ª edição do Festival das Baleias. O evento será realizada em Salvador, entre os dias 13 e 15 de setembro, pelo Redemar Brasil, organização da sociedade civil (OSC), ou ONG, dedicada à proteção dos oceanos e à promoção de um futuro sustentável para o planeta.

De sexta a domingo, os participantes do festival poderão participar de várias atividades gratuitas pensadas para destacar a importância dos oceanos e conscientizar a população sobre os impactos da poluição para a vida marinha. A lista inclui painel de discussões, com o “Ocean Dialogues”, exposições e avistamento de baleias na costa soteropolitana. Afinal, a cada ano, mais de 30 mil delas vêm se reproduzir e dar à luz no mar da Bahia.

Além do Farol da Barra, o evento acontecerá na Doca 1 do porto de Salvador e no Pelourinho, locais onde acontecem a “Exposição Urbana”, que entre outros temas conta a história da caça às baleias na cidade, e a “Whale Parade”, um passeio por esculturas de baleias – e suas caudas – construídas por artistas da terra com materiais reciclados também do mar.

“Somos uma empresa ambiental. Patrocinar o festival significa reforçar o nosso compromisso com a preservação da Amazônia Azul e do meio ambiente como um todo”, afirma o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

Ecólogo e coordenador-geral do Redemar Brasil, William Freitas reforça que o evento é pensado para levar ao maior número de pessoas a mensagem de cuidado e preservação da vida marinha e do meio ambiente como um todo, já que tudo que acontece no planeta está interligado. “A Embasa tem um papel fundamental na preservação dos mares da Bahia, pois em seu processo de tratamento das águas residuais retira as impurezas contidas nelas antes da disposição adequada do efluente tratado no oceano. Em sua atuação, ela contribui também para a ‘saúde azul’, que é a saúde dos oceanos, dos mares e da vida que há neles, a exemplo do arquipélago de Abrolhos”, território baiano de importância mundial para a preservação das baleias jubarte e de outras espécies marinhas”, enfatiza.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.