terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5458 Dólar 5.176

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA PROPORCIONA IMERSÃO NAS LIGAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E ÁFRICA

Victoria Isabel - 12/04/2024 18:25

Quem for conferir a exposição “Reverberações – Refletindo a Impressão da Memória Africana” no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no centro, poderá refletir sobre as contribuições e trocas culturais que o Brasil possibilitou ao continente africano. A exposição propõe um mergulho nas interseções culturais entre o Brasil e África através das fotografias de Mudi Yahaya, um dos principais expoentes da cena artística da Nigéria.

Para o professor de literatura, Jão Ramos, não há lugar melhor para receber a exposição do que Salvador, que é a cidade mais negra fora do continente africano. Ele visitou a exposição e garantiu que retornará ao espaço com alunos da instituição pública que atua.

“É um privilégio conferir um trabalho desta magnitude pois lança o protagonismo a nossa população negra. Infelizmente no Brasil vivemos no apartheid e dificilmente a gente vê a população negra com protagonismo em qualquer escala social, seja ela pública ou privada. O racismo aqui é estrutural. Então ter um artista nigeriano apresentando esse trabalho magnífico é fazer um resgate, porque precisamos falar da Diáspora Africana”, finalizou.

Foto: Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.