Alface, coentro, couve, aipim, banana da terra e banana da prata. Tudo fresquinho, saindo da roça direto para a alimentação escolar e para alimentar pessoas atendidas por programas institucionais. Toda a produção vem de agricultores e agricultoras familiares da horta comunitária da Fazenda Egito, no município de Camacan.
A produção foi intensificada após o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a entrega de quintais produtivos que ampliaram a qualidade da produção na horta comunitária.
O presidente da Associação dos Produtores da Fazenda Egito, Denilton Jesus, destaca que a iniciativa melhorou a renda das 20 famílias beneficiadas. “O retorno de renda melhorou para todo mundo aqui na nossa região. Hoje, a gente comercializa em Camacan e em algumas cidades vizinhas e também no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”.
O agricultor Jailton Jesus dos Santos, reforça a qualidade dos produtos cultivados sem agrotóxicos. “A gente trabalha pensando em quem vai receber os produtos, como por exemplo, o pessoal das escolas. A nossa preocupação é melhorar sempre a produção para poder levar um produto de qualidade para todos”.
Raimunda Maria dos Santos, agricultora familiar, não esconde a felicidade de produzir e cuidar da horta comunitária. “Trabalho aqui há muitos anos e, para mim, todos são beneficiados. Tanto quem planta, quanto quem compra e quem recebe. A gente faz com muito carinho com a terra porque é daqui que vem o nosso sustento”, finalizou.
Repórter: Rafael Barreto
Fotos: Geraldo Carvalho