A variação negativa do volume de serviços prestados na Bahia, em julho de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023 (-0,1%), foi resultado de uma queda concentrada em apenas uma das cinco atividades investigadas pelo IBGE.
Os serviços prestados às famílias (-8,3%) foram a única atividade a registrar recuo no mês. O segmento teve sua primeira queda após cinco meses em alta, mantendo ainda o maior crescimento acumulado no ano de 2024: 7,8%.
Por outro lado, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,2%) registraram somente o terceiro maior crescimento entre as atividades pesquisadas, mas foram a atividade que mais contribuiu para segurar a queda do setor de serviços baiano em julho. O segmento voltou a ter resultado positivo após dois meses de retração e segue em queda no acumulado no ano (-0,9%).
Os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,7%) tiveram o segundo maior aumento e deram a segunda principal contribuição positiva em julho, para os serviços baianos. A atividade cresceu pelo segundo mês consecutivo.
A maior alta no mês foi registrada pelos outros serviços (5,3%), que voltaram a avançar, após sete meses de recuos seguidos, tendo o seu primeiro resultado positivo no ano de 2024. O segmento, porém, possui um peso menor na composição do setor de serviços do estado.
Foto: Elói Corrêa/Arquivo GOVBA.