A capital baiana será palco de um evento nacional de capacitação em eletromobilidade voltado para os estados selecionados no novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento –, que irão receber recursos do Governo Federal para incentivar a ampliação da frota elétrica no país. O encontro acontece entre os dias 27 a 29 de agosto no no Centro de Formação de Professores Emilia Ferreiro, localizado na Rua Arthur de Azevêdo Machado, 1225, Costa Azul. O objetivo é capacitar os entes federativos para que implementem de forma mais assertiva os seus projetos de eletromobilidade.
A abertura do evento está marcada para às 8h45 da terça-feira (27) e contará com representantes de 20 estados, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, entre outros. Além disso, a capacitação terá a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, do diretor de regulação da mobilidade e trânsito urbano do Ministério das Cidades, Marcos Daniel Souza, do diretor de mobilidade urbana global da WRI, Felipe Ramirez, e da diretora de eletromobilidade global da WRI, Cristina Albuquerque, além de representantes da Caixa, BNDES, operadores e fabricantes de ônibus elétricos.
Salvador é hoje a terceira cidade com maior frota de veículos elétricos no transporte público, com oito ônibus na frota do BRT. Além disso, a cidade possui o maior eletroterminal público do país, que permite o carregamento de até 20 ônibus simultaneamente. “Nós tivemos o apoio de importantes instituições internacionais que nos apoiaram no inicio dessa transição, para que fosse feita de forma assertiva. Hoje, muitos representantes de cidades vem a Salvador para conhecer nosso modelo”, disse Fabrizzio Muller, secretário de mobilidade de Salvador.
Foto: Betto Jr./Secom PMS