Duas turmas com 80 baianas participaram do início das aulas da capacitação empreendedora ofertada pelo Programa Sou Salvador, nesta segunda-feira (26), na sede do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio. Na atividade, as alunas trocaram vivências e receberam dicas para organização do tabuleiro, cuidados com a vestimenta, noções de planejamento financeiro, técnicas de atendimento ao turista, precificação e controle das habilidades emocionais.
Até o início de 2025, pelo menos 300 profissionais do segmento serão beneficiadas pelos cursos oferecidos pela Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Ordem Pública (Semop).
Durante a abertura da programação de aulas, a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, destacou que o Sou Salvador tem como foco principal melhorar a qualidade dos serviços ofertados a partir do fortalecimento da autoestima e dignidade das trabalhadoras que atuam nesse nicho de mercado.
“Esse programa nos dá alegria há um ano e meio, e nosso objetivo é ampliá-lo cada vez mais. Hoje, estamos aqui com nossas baianas, símbolos da cultura da Bahia. Elas que estão por todos os cantos da cidade e fazem com que a recepção dos turistas que vem a Salvador seja um sucesso. É uma honra, para nós, capacitar essas mulheres que apresentam o que nossa capital tem de melhor, sempre com sorriso amigo, vendendo nossa comida gostosa”, disse.
Todas as baianas beneficiadas pelo curso são credenciadas pela Semop e vinculadas à Associação das Baianas de Acarajé, Receptivo, Mingau e Similares (Abam).
Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS