Com investimentos próprios, da ordem de R$ 5 milhões, as obras de ampliação do abastecimento de água para o litoral norte de Ilhéus estão com 94% da execução do empreendimento concluídas. Os benefícios da água tratada e de qualidade no município vão alcançar mais de três mil pessoas, moradores das localidades de Juerana, condomínio Mar e Sol e Teocamp. O gerente regional da Embasa, Uillas Batista, explica que a ampliação na prestação do serviço contempla, além do abastecimento humano, também as necessidades do Porto Sul, empreendimento que configura um novo vetor do crescimento econômico no sul do estado.
A obra abrangeu a implantação de 8500 metros de adutora, de grande porte, e outros 13 mil metros de rede distribuidora, uma estação elevatória de água e um reservatório de distribuição com capacidade de 500 mil litros na localidade de Juerana. A infraestrutura também compreende a travessia aérea do rio Almada pela ponte da Bahia Mineração (Bamin), que vai operar o Porto Sul.
Segundo o gerente da Embasa em Ilhéus, Felipe Madureira, a expectativa é que parte do atendimento de água tratada da área, cerca de 120 mil litros de água diariamente, seja direcionada para o Porto Sul. A previsão é que a obra seja concluída em novembro deste ano para beneficiar diretamente mais de 600 famílias. “As demais localidades do litoral norte de Ilhéus, localizadas entre o Joia do Atlântico e Luzimares, serão atendidas numa segunda etapa, que já tem o projeto licitado”, informa Madureira.
foto: divulgação